TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Africa E música

Monografias: Projeto Africa E música. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 7

A música na construção da identidade

Manifestações culturais afro-brasileiras

Justificativa

A partir do curso “Musicalizando”, refleti sobre a importância da música e da dança como conteúdo da educação escolar, enfatizando o valor educacional e o resgate cultural na cons-trução da identidade racial dos alunos.

O projeto interdisciplinar em questão, foi elaborado a partir das necessidades dos alunos quanto a reconhecer a diversidade étnico-racial, e conhecer melhor as culturas afro-brasileira e africana, bem como suas raízes, mistérios, encantos e desencantos.

Este projeto possui, como princípios norteadores à reflexão, a questão do negro na escola e a desconstrução do preconceito racial, como o intuito de promover e consolidar a auto-estima positiva da população negra e mestiça, proporcionando o ensino-aprendizagem baseado na diversidade, e propondo situações de aprendizagem desafiadoras, que buscarão trazer novos conhecimentos, pautados nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que abordarão as questões anti-racistas e a discriminação racial.

Objetivo Geral

Apresentar como a música afro-brasileira, com suas dimensões culturais, pode contribuir para a construção da identidade racial do aluno, resgatando elementos da identidade cultu-ral brasileira; por fim, propor abordagens construídas na interação e na análise reflexiva.

Reforçar a auto-estima dos alunos negros e a integração entre todo os componentes do alu-nado, passando a valorizar, não somente a etnia, como o respeito às diferenças religiosas e culturais.

Objetivos Específicos

Identificar e analisar o impacto das transformações culturais, comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que deram, à realidade concreta e vivida, o formato socialmente separatista e excludente que apresenta nos dias atuais.

Refletir sobre o universo cultural afro-brasileiro, contribuindo, desta forma, para a compreensão ampla do significado de “cultura”, e para a eliminação de idéias e atitudes estereotipadas e preconceituosas.

Priorizar a reflexão e a preservação da arte e de outras manifestações culturais, a partir da música.

Adotar atitudes de respeito pelas diferenças culturais entre grupos e pessoas, o que é absolutamente necessário para o convívio harmonioso em qualquer sociedade que se queira democrática e pluralista.

Traduzir conhecimentos sobre as culturas afro-brasileira e africana, em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo.

Promover o desenvolvimento das formas musicais, gêneros e estilos.

Discorrer sobre a história dos instrumentos musicais e as técnicas associadas à sua execução.

Abordar a influência mútua entre a música e os demais movimentos culturais.

Apresentar as principais personalidades envolvidas na evolução musical brasileira: compo-sitores e músicos que marcaram cada período ou gênero específico, ou que impulsionaram o desenvolvimento de novas formas, estilos e gêneros.

Metodologia

A metodologia assentar-se-á em atividades diversas, adaptadas grupo a grupo e momento a momento, mas sempre voltadas a:

Descrever o que é e quais são os ritmos e as danças afro-brasileiras.

Investigar a música como conteúdo, buscando entender e debater a letra e seu real sentido.

Resgatar a identidade cultural, promovendo a interdisciplinaridade.

Conhecer a vida e obra dos autores das músicas e o sentido de sua produção artística; como exemplo, a música "Canto das três raças”, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro.

Realizar pesquisa bibliográfica sobre alguns dos elementos da cultura africana que foram incorporados à cultura brasileira.

Formar grupos que, abordando países africanos de Língua Portuguesa, levantarão dados sobre os grupos étnicos que nele vivem atualmente, descrevendo, dentre outros aspectos, seu modo e os idiomas ou dialetos falados simultaneamente ao Português.

Apresentar iconografia abordando cerimônias religiosas de matriz africana ocorridas tanto na África quanto no Brasil, estimulando os alunos, individualmente, a observar, interpretar e criticar, apontando semelhanças e diferenças entre os modelos apresentados.

Elaborar fichamentos sobre as obras literárias de escritores negros.

Estimular a participação do alunado na busca, seleção e apresentação de cd´s e letras de músicas de grupos que falam dos problemas da periferia das grandes cidades, e do passado do negro na História.

Criar músicas que abordem possíveis soluções para os problemas levantados, apresentando-as à comunidade escolar.

Pesquisar sambas e outros ritmos de matriz africana e afro-brasileira, que narrem, em sua composição, a trajetória cultural dos negros, apresentando-os, também, em forma de dança.

Promover, por parte do alunado, o desenvolvimento de pesquisas, junto a seus familiares, sobre a própria ascendência, levantando os dados necessários que permitam reconhecer sua história de origem, identificando seus hábitos culturais.

Confeccionar álbuns familiares com fotos ou desenhos, livros de família, exposição de fotos, entrevistas com as pessoas mais velhas, além de sessões de narração de histórias com familiares dos alunos;

Estudar palavras de origem africana comuns em nosso idioma, confeccionando dicionário a partir destes termos;

Localizar, no mapa-múndi, o continente africano, seus países e povos, discorrendo sobre suas culturas.

Pesquisar provérbios africanos, interpretando-os de forma a discorrer sobre sua filosofia.

Utilizar charges e outros elementos iconográficos, para analisar, criticamente, discriminações e racismos eventualmente ali contidos, com os quais os alunos poderão fazer analogia com a sua realidade;

Promover reflexões sobre a imagem da população negra representada nas novelas das redes de televisão.

Incentivar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com