TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos Ricos Em Vitamina B6

Trabalho Escolar: Alimentos Ricos Em Vitamina B6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 14

Alimentos ricos em vitamina B6

Batata

Banana

Peito de frango

Semente de girassol

Salmão, Atum

Abacate

Aspartato de potássio.

Ao contrário do sódio que ocorre em maior parte no líquido extra celular, o potássio está em maior parte dentro das células, tornando possível a osmose e o normal equilíbrio da água. O potássio está ligado a função enzimática celular, bem como a síntese e a utilização das proteínas.

Aspartato de magnésio.

Quarto mineral mais importante ao organismo animal. Desempenha funções primordiais na transmissão neuroquímica, na homeostase cardíaca, na excitabilidade dos músculos esqueléticos e na manutenção de níveis intracelulares normais do cálcio, sódio e potássio.

Dietoterapia

Durante o estresse, é imprescindível que se mantenham os níveis de potássio de que o organismo necessita. Portanto, recomenda-se consumir alimentos ricos nesse mineral e evitar alimentos com elevado teor de sódio. Alimentos ricos em potássio e pobres em sódio: abricó seco, acelga, abacate, ameixa seca, amêndoa, amendoim, aspargo, banana, batata inglesa, batata doce, beterraba, cenoura (crua), damasco, espinafre cozido, fava branca, feijão cozido, frutas frescas, iogurte desnatado, laranja, leite de vaca, maçã, melado, melão, milho, morango, pêssego, semente de abóbora, soja, tomate, frango (carne branca), peixes, arenque, bacalhau, cavalinha, linguado, merluza, salmão e atum (sólido seco).

Complexo de vitaminas, microminerais, enzimas e aminoácidos: Aspartato de Potássio (indicado no combate da fadiga crônica e na preparação de atletas); Vitamina C (fadiga crônica e preparação de atletas pelo seu efeito antioxidante); Vitamina E (auxilia o organismo a responder às situações de estresse, protegendo os tecidos da oxidação dos radicais livres); Vitamina B1 ou Tiamina (antioxidante, indicada no combate da fadiga crônica, estresse, insuficiência cardíaca e depressão); Vitamina B5 ou Ácido Pantotênico (indicado na preparação de atletas, no combate da fadiga crônica, do estresse, da queda de cabelos, de alergias e da enxaqueca, estimula a síntese de cortisol nas supra-renais); Vitamina B6 ou Piridoxina (alterações do humor, fadiga, estresse, preparação de atletas, depressão, enxaqueca, imunodeficiências, infecções virais e deficiência de aprendizado); Zinco (segundo oligoelemento mais abundante no homem, aumenta a força, a resistência muscular e equilibra as funções cerebrais); Aspartato de Magnésio (essencial à síntese de ATP, melhora a performance física e à função de diversas enzimas); Ácido fólico (sua deficiência provoca sintomas de cansaço); Coenzima Q-10 (ação contra a fadiga); Dimetilglicina (melhora a performance de atletas e combate a fadiga); Glutamina (melhora o transporte de amônia e aumenta os níveis cerebrais de ácido glutâmico, neurotransmissor excitatório essencial ao bom funcionamento do sistema nervoso central); Octacosanol (derivado do gérmen de trigo, melhora a utilização do oxigênio e a performance física); Arginina (aminoácido semi-essencial participa da estrutura protéica do corpo, estimula a produção de hormônio do crescimento aumentando a massa muscular e o metabolismo das gorduras); Taurina (aminoácido essencial em recém-nascidos e semi-essencial em adultos, indicado no combate da ansiedade, estresse, insônia e depressão) e Tirosina (no estresse encontra-se, geralmente, em níveis baixos, apresenta efeito antioxidante).

Vamos a seguir dar as funções e fontes das principais vitaminas e minerais.

Vitamina A:

FUNÇÕES: Saúde da pele e dos olhos (processo visual). Fortalece o corpo contra infecções.

Fundamental no crescimento e desenvolvimento.

FONTES: Óleo de fígado de bacalhau, fígado, manteiga, creme de leite, queijo, etc.

Betacaroteno:

FUNÇÕES: As mesmas da vit.A, alem de combater os radicais livres. Terapia antioxidante (prevenção de câncer, catarata e outras doenças degenerativas).

FONTES: Cenoura, espinafre, beterraba, abóbora e etc.

Vitamina Bl (tiamina):

FUNÇÕES: Fundamental para as células nervosas (cérebro e nervos), no metabolismo dos açúcares e enzimas. Repelente de mosquitos.

FONTES: Castanha do Pará, carne de porco, presunto, farinha de soja, etc.

Vitamina B2 (riboflavina):

FUNÇÕES: Constituinte de diversas enzimas. Faz parte do metabolismo de proteínas e do processo visual. Aumenta a diurese.

FONTES: Carne, vísceras, leite, queijo, gema de ovos, vegetais folhosos,etc.

Vitamina B3 (niacina):

FUNÇÕES: Diminui taxa de colesterol e triglicérides (doses elevadas). Tratamento de enxaqueca.

FONTES: Carne, vísceras, pescado, ovos, leite, amendoim, etc.

Vitamina B5 (Ac. pantotênico):

FUNÇÕES: Essencial no desenvolvimento e equilíbrio da pele. Tratamento de fere-las superficiais, inflamações da pele e mucosas.

FONTES: Fígado, levedura de cerveja, gema de ovos, vegetais frescos, etc.

Vitamina B6 (piridoxina):

FUNÇÕES: Fundamental na síntese de hemoglobina e atividade de mais de 50 enzimas. Aumenta a resistência imunológica. Tratamento da tensão pré-menstrual.

FONTES: Fígado, carne de porco, carne de boi, leite, batata, ovos, aveia, banana, etc.

Vitamina B12 (cianocobalamina):

FUNÇÕES: Antianêmico. Essencial na formação das células sanguíneas, nervosas e da pele (colágeno). Tratamento de neuralgias (dores nos nervos).

FONTES: Fígado, bife, ostra, ovos, sardinha, leite, queijo, etc.

Vitamina C:

FUNÇÕES: Fundamental na síntese de colágeno. Combate os radicais livres (terapia antioxidante). Fortalece o corpo contra gripes e resfriados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com