TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolha de alimentos ricos em ferro para anemia

Artigo: Escolha de alimentos ricos em ferro para anemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

Os alimentos ricos em Ferro para anemia, de origem vegetal, devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C para melhorar a absorção de Ferro. No caso de carnes e outros alimentos de origem animal esse cuidado não é necessário, porque o Ferro é absorvido com facilidade.

Ao escolher alimentos mais ricos em ferro para anemia é importante:

Consumir uma fonte de vitamina C sempre que comer um alimento vegetal rico em Ferro. Ex.: arroz com feijão preto e laranja de sobremesa.

Evitar consumir alimentos ricos em Cálcio com as principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo. O cálcio é um inibidor natural da absorção do Ferro.

Comer alimentos integrais apenas em refeições como o lanche ou o café da manhã, e não ao almoço e jantar. Os Fitatos presente em maior quantidade nos cereais e fibras dos alimentos integrais por exemplo, diminui a eficiência da absorção do Ferro presente nos alimentos.

Cozinhar em uma panela de ferro, é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres como o arroz por exemplo.

Misturar frutas e legumes nos sucos também podem ser uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro. Duas ótimas receitas ricas em ferro são o suco de abacaxi batido no liquidificador com salsinha fresca e o bife de fígado acebolado.

Para prevenir ou tratar a anemia, além do suplemento de sulfato ferroso, que o médico em geral prescreve, o cuidado com a alimentação inserindo alimentos ricos em ferro para anemia faz parte do tratamento.

Necessidade diária de Ferro (RDA de Ferro)

Bebês: 7-12 meses: 11 mg;

Crianças 1-3 anos: 7 mg;

Crianças 4-8 anos: 10 mg;

Meninos e meninas 9-13 anos: 8 mg;

Meninos 14-18 anos: 11 mg;

Meninas 14-18 anos: 15 mg;

Homens >19 anos: 8 mg;

Mulheres 19-50 anos:18 mg;

Mulheres > 50 anos: 8 mg;

Gravidas: 27 mg;

Nutrizes < 18 anos: 10 mg (durante amamentação)

Nutrizes > 19 anos: 9 mg.

Frutas ricas em ferro

Algumas dessas frutas, além de serem boas fonte de ferro, contêm alto teor de vitamina C, o que potencializa a absorção de ferro.

ameixa seca damasco seco nozes

abacaxi coco goiaba

morango laranja maracujá

kiwi manga uva

tangerina limão acerola

As frutas ricas em ferro são uma ótima alternativa para se enriquecer a dieta em Ferro e serve também como alternativa complementar na prevenção e tratamento da anemia de crianças, adultos e gestantes por exemplo.

Alimentos pobres em ferro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com