TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente e sustentabilidade

Por:   •  11/3/2018  •  Tese  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 3

UNIJUI – Núcleo de Formação Humanista - Meio Ambiente e Sustentabilidade

Profª Francesca Werner Ferreira

Artigo “A mais recente rede social” de Jennifer Ackerman, Scientific American Brasil, Aula Aberta, 2013.

Esse artigo coloca algumas questões sobre a associação e interdependência que existe entre os seres humanos e muitas espécies de microrganismos. Uma dependência mutua que mostra não ser possível “nos enxergarmos” fora da natureza e de todos os processos relacionados a sua organização.

De acordo com as questões consideradas no artigo e o que foi discutido em aula, Responda as perguntas abaixo. O trabalho poderá ser feito em grupo, mas cada membro do grupo deverá entregar o seu manuscrito com as respostas.

QUESTÕES

1) O que é um “microbioma”? Em que consiste o “microbioma humano”?

Microbioma: É uma comunidade mesclada de células microbianas e dos genes que elas contém.

Microbiana Humano: Conjunto de bactérias e células encontradas no organismo humano.

2) O que é um Bioma?

Habitat dos seres vivos. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres.

3) Descreva o comensalismo que existe entre nosso corpo e a microbiota bacteriana.

Comensalismo são organismos de interação harmônica interespecífica com outros dos quais obtém benefícios sem causar nem um prejuízo ao hospedeiro e ao hospede. A microbiota nada mais é do que os micro-organismos presentes na cavidade bucal (não capazes de colonizar outras partes do corpo). Podendo ser eles: Residentes ou autóctones (que vivem no seu meio onde a própria boca é o seu habitat) e classificadas como indígenas.

4) Porque os pesquisadores consideram que ao final da infância o nosso corpo contem/ou é um complexo ecossistema? Que elementos estão presentes no nosso corpo que o caracterizam como um ecossistema?

Porque no final da infância, possuímos uma infinidade de microorganismos que se multiplicam rapidamente. Composto por células animais, com DNA herdado dos nossos pais, e mais uma grande quantidade de células microbianas, que vivem associadas ao nosso organismo.

5) Em relação a nossa imunidade e saúde, como se explica que elas estão mais relacionadas com a variação encontrada nos genes do nosso microbioma do que em nossos próprios genes?

Nosso destino pessoal, saúde e ate algumas atitudes podem estar muito relacionadas com a variação encontrada nos genes de nosso microbioma que em nossos próprios genes. E embora os biomas de microrganismos de diferentes pessoas variem principalmente em número relativo e em tipos de espécies que contem, a maioria dos seres humanos partilha um núcleo complementar de genes bacterianos uteis, que podem provir de diferentes espécies. No entanto ate as bactérias mais benéficas podem provocar doenças graves esse acessarem locais onde não deveriam estar- por exemplo, sangue provocando infecções.

6) Qual o papel das bactérias comensais na produção de vitaminas? Que outras funções elas desempenham no organismo humano?

Bactérias comensais vivem no nosso intestino e se alimentam de parte do que nós comemos, sem causar nenhum problema para nós. Algumas delas podem nos fornecer alguns nutrientes como vitaminas. Elas também podem evitar o crescimento de bactérias que causem doenças no nosso intestino.

7) Que fatores ambientais (internos e externos ao organismo humano) interferem na microbiota?

Os fatores ambientais (dieta, condições sanitárias, poluição do ar e hábitos de higiene) influenciam e determinam quais espécies compõem a microbiota residente de um indivíduo. Por exemplo, os lactobacilos são organismos que vivem comumente no intestino dos indivíduos que consomem uma grande quantidade de produtos lácteos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (343.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com