TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amido De Milho

Monografias: Amido De Milho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

O amido, conhecido também como amilo é um polímero natural é considerado um polissascarídeo pouco soluvél e de elevado peso molecular, formado por várias sequências de dois polissacarídeos - amilose e amilopectina, ou seja, são milhares de moléculas de glicose unidas por ligações químicas simples.

A amilose é uma molécula formada por resíduos de glicose, que formam um polímero linear constituído de 250 a 300 resíduos de glicose de um composto químico chamado D-glicopiranose, já a amilopectiina é uma macromolécula menos hidrosolúvel que a amilose, constituída por mais de 1400 resíduos de ∝-glicose. A amilopectina constitui aproximadamente 80% dos pilossacarídeos existentes no grão de amido.

Na indústria em geral, principalmente na alimentícia, o amido é utilizado para alterar ou controlar diversas características, como textura, aparência, umidade, consistência e estabilidade. Podem também ser usado para ligar ou desintegrar; expandir ou adensar; clarear ou tornar opaco; reter umidade ou inibi-la; produzir textura curta ou fibrosa; textura lisa ou rugosa; coberturas leves ou crocantes. Também serve tanto para estabilizar emulsões quanto para tornar filmes resistentes ao óleo. O amido ainda pode ser usado para auxiliar em processos, na composição de embalagens e na lubrificação ou equilíbrio no teor de umidade.

Fotossíntese e produção de glicose:

A fotossíntese é o processo que ocorre somente nas algas e plantas verdes, no qual a energia solar é convertida em energia química. A fotossíntese é realizada em duas etapas, a etapa fotoquímica e a etapa bioquímica. O processo é representado pela equação a seguir:

6CO2 + 12H2O → C6H12O6 + 6CO2 + 6H2O

A etapa fotoquímica ou etapa clara acontece na membrana do tilacoíde e precisa da luz solar para ocorrer. Nessa fase é sintetizado o ATP, as moléculas transportadoras de elétrons são reduzidas (NADP em NADPH), a água é oxidada (fotoxidação) e ocorre a liberação de

Já a etapa bioquímica, também chamada de etapa escura ocorre no estroma do cloroplasto. Nela o APT e o NADPH são utilizados para sintetizar carboidratos, a partir da redução do presente na atmosfera, que chega até as células por meio dos estômatos presentes na epiderme das folhas e do caule. A redução do é dada por uma série de reações químicas, chamada de Ciclo de Calvin. Da fixação de aos compostos orgânicos, são formados principalmente uma molécula de 3 carbonos, o 3-fosfoglicerato.

O amido de milho é uma enorme fonte energética, pois é um ingrediente muito calórico, possui baixo custo econômico, e devido a isso é muito utilizado nas indústrias alimentícias para finitas finalidades como, por exemplo, para melhorar propriedades físico-químicas dos alimentos, alterar e/ou controlar a textura, a aparência, a umidade, a consistência, a estabilidade de armazenamento, também para compor alimentos, como: mingaus industrializados, alimentos infantis, sobremesas industrializadas, balas, caramelos, macarrão instantâneo, cereais, sopas industrializadas, caldos de carne em cubos, etc. Porem como é um alimento barato, sem gosto aparente e sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com