TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aminoácidos

Trabalho Escolar: Aminoácidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  4.188 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Neste trabalho iremos abordar sobre os aminoácidos, principalmente a sua classificação, seus benefícios e também os malefícios. Os aminoácidos representam a unidade básica da estrutura das proteínas. Eles são formados por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, às vezes enxofre. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos naturais e nós, seres humanos, temos a capacidade de sintetizar 80.000 proteínas a partir de inúmeras combinações entre estes aminoácidos.

Os aminoácidos formam a estrutura das proteínas e são essenciais para o corpo humano. Malhadores e esportistas são as pessoas que mais se beneficiam com a suplementação de aminoácidos, pois eles ajudam no repara, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular. Eles também são capazes de influenciar no humor, na concentração, na agressividade, na atenção e no sono de um indivíduo.

aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio(N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Esses compostos se ligam, formando a molécula de aminoácido.

Todas as moléculas de aminoácidos contêm um grupo carboxílico (COOH ), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. A esse mesmo carbono também é ligado um radical, genericamente chamado de R. esse radical varia de acordo com o aminoácido, ou seja, cada um dos 20 aminoácidos existentes contém seu próprio radical, que pode variar de um simples átomo de hidrogênio (H), como é o caso da glicina, para grupos bem mais complexos.

Os aminoácidos formam a estrutura das proteínas e são essenciais para o corpo humano.

Malhadores e esportistas são as pessoas que mais se beneficiam com a suplementação de aminoácidos porque eles ajudam no reparo, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular.

Os aminoácidos são essenciais para a produção de mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas, incluindo as enzimas digestivas, que devem estar em ótimo funcionamento para que você possa aproveitar ao máximo a sua alimentação e suplementação.

Os aminoácidos também influenciam no seu humor, na concentração, na agressividade, na atenção e no sono.

Depois que uma proteína é ingerida, as enzimas digestivas a quebram em aminoácidos. Os aminoácidos são, então, usados individualmente para a criação de novas proteínas e enzimas.

Os aminoácidos isolados são mais rapidamente absorvidos e assimilados do que as proteínas. Eles influenciam atividades farmacológicas e fisiológicas, como, por exemplo: o anabolismo, a regulação hormonal e as funções neurotransmissoras. Os aminoácidos individuais conseguem desempenhar funções que as proteínas não conseguem, tornando-se, assim, grandes aliados dos shakes proteicos que auxiliam no ganho de massa muscular e na melhora da performance.

Os aminoácidos individuais possuem funções e vantagens específicas, que podem também ser combinadas. Existem diversos suplementos para ajudar no consumo desses aminoácidos e aumentar sua performance.

Aminoácidos naturais

Também chamados de aminoácidos não essenciais, são produzidos pelo próprio organismo. O organismo animal é capaz de produzir apenas 12 dos 20 aminoácidos existentes na natureza, devendo os demais serem retirados da alimentação. Já os vegetais são capazes de produzir os 20 aminoácidos.

Aminoácidos essenciais

São os aminoácidos que os animais não conseguem produzir, mas são obrigatórios na fabricação das proteínas, portanto devem ser retirados dos alimentos.

Nem todos os alimentos contêm todos os aminoácidos, por isso a alimentação deve ser bastante diversificada. Os alimentos mais ricos em aminoácidos essenciais são de origem animal: carne, ovos, leite, queijos, etc.

Os vegetais não possuem todos os aminoácidos essenciais, logo uma dieta vegetariana precisa ser bem diversificada.

Aminoácidos apolares

Apresentam radicais de hidrocarbonetos apolares ou hidrocarbonetos modificados, exceto a glicina. São radicais hidrofóbicos. É um grupo de aminoácidos com cadeia laterias apolares. Desse grupo fazem parte alanina, glicina, valina, leucina, isoleucina, prolina, fenilalanina, triptofano e metionina. Em vários elementos do grupo - isto é, alanina, valina, leucina, e isoleucina - a cadeia lateral é um grupo hidrocarboneto alifático. A prolina tem uma estrutura cíclica alifática e o nitrogênio está ligado a dois átomos de carbono. Na terminologia de química orgânica, o grupo amina da prolina é uma amina secundária. Em contraste os grupos amina de todos os outros aminoácidos são aminas primárias. Na fenilalanina, o grupo hidrocarboneto é aromático (contém um grupo cíclico semelhante ao anel de benzeno) em vez de alifático. No triptofano, a cadeia lateral contém um átomo de nitrogênio adicionado ao grupo hidrocarboneto alifático.

Aminoácidos polares neutros

Apresentam radicais que tendem a formar pontes de hidrogênio. Este grupo de aminoácido tem cadeias laterais polares eletricamente neutras (sem cargas) em pH neutro. Este grupo inclui serina, treonina, tirosina, cisteína, glutamina, e asparagina. Na serina, e na treonina, o grupo polar é uma hidroxila (-OH) ligadas a grupos hidrocarboneto alifáticos. O grupo hidroxila na tirosina é ligado a um grupo hidrocarboneto aromático, o qual eventualmente perde um próton em pHs mais altos.

Aminoácidos ácidos

Apresentam radicais com grupo carboxílico. São hidrófilos. Dois aminoácidos, o ácido glutâmico e o ácido aspártico, possuem grupos carboxila em suas cadeias laterais, além daquele presente em todos os aminoácidos.

Aminoácidos básicos

Apresentam radicais com o grupo amina. São hidrófilos. Há três aminoácidos (histidina, Lisina e Arginina) que possuem cadeias laterais básicas, e em todos e eles cadeia lateral é carregada positivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com