TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anamnese Adulto

Exames: Anamnese Adulto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  2.179 Visualizações

Página 1 de 2

Com graduação em andamento em Medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, apesar de cursar ainda o primeiro ano, já vivenciei experiências baseadas no eixo ensino-serviço-comunidade. A aproximação com a realidade social, cultural, econômica e ambiental da população tem me possibilitado uma visão mais humana da prática médica, e compreensão da relevância de ações voltadas para promoção de saúde e prevenção de riscos e agravos.

Como o PET-Saúde constitui-se em um instrumento para viabilizar programas de aperfeiçoamento e especialização em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, estágios e vivências de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS, considero-o uma oportunidade de aprimorar minha formação médica em consonância com os problemas identificados ao longo dessa experiência.

Além disso, será muito importante contribuir com a Atenção Básica em Feira de Santana, com embasamento nas doutrinas do Sistema Único de Saúde e enfoque na Estratégia de Saúde da Família. E, assim, lançar mão da universalidade, equidade e integralidade nessas ações, garantindo atenção a todo e qualquer cidadão de acordo com suas necessidades e visando promover, proteger e recuperar a saúde. Nesse contexto, considero igualmente imprescindível entender a organização da ESF, que preconiza uma unidade de saúde como porta de entrada ao sistema local e primeiro nível de atenção; equipe de saúde da família constituída, basicamente, por médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde; definição do território de abrangência, adscrição da clientela e cadastramento; como também conhecimento das famílias residentes, para prestar assistência integral, enfrentar os determinantes do processo saúde-doença e desenvolver ações educativas e intersetoriais com base nos problemas identificados.

Diante do exposto, considero-me uma candidata adequada para o Programa e pretendo contribuir com os significativos resultados obtidos e os movimentos articulados pelo projeto desde que foi implantado em abril de 2009. Desde já, afirmo meu comprometimento para com o mesmo, conciliando-o com minha formação acadêmica e integrando essas atividades em torno do objetivo de contribuir para a aprendizagem, a melhoria do funcionamento dos serviços de saúde e da qualidade de vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com