TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Fadire

Curso de Educação Física

Disciplina: Anatomia Humana

Professora: Micaela Oliveira

Aluno: João Batista Moura Costa

E-mail: joao-moura47@hotmail.com

  O corpo humano é composto por vários sistemas que se ligam, onde um depende do outro. Cada um destes sistemas fica responsável por uma ou mais funções.

  No sistema respiratório acontece a troca de gases com o meio ambiente ou seja, leva-se o oxigênio (O2) às células e elimina-se o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas. As células usam o oxigênio na realização de suas funções metabólicas, este processo tem como resultado final a liberação do Co2, que é feita de forma rápida e eficiente pelo sistema respiratório. E desta forma o mesmo controla o PH do sangue, ou seja, a sua acidez. Ele também é responsável por nosso olfato e por filtrar e umedecer o ar que inspiramos. Este sistema é muito importante e vital para o nosso corpo, é composto por: fossas nasais, que são responsáveis por capitar, filtrar e umedecer o ar que é inspirado, ele segue para a faringe e vai para a laringe onde mais uma vez é filtrado o pó que passa pelo nariz, o ar segue para a traqueia por onde é levado até os brônquio, que são dois dutos curtos que entram nos pulmões e dentro dele dividem-se várias vezes, até ficarem microscópios, quando serão chamados de bronquíolos, finalmente nos pulmões que são órgãos em formato cônico e abrigam os bronquíolos alvéolos. Externamente, apresentam uma fina membrana rica em fibras elásticas e internamente são revestido por um tecido o epitelial.        

  No sistema digestivo temos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto. A boca é formada pelos dentes, pela língua e pelas glândulas salivais, e é responsável pela mastigação dos alimentos. Os carboidratos começam a serem digeridos quimicamente nesta região com o auxílio da ptialina. É também nela que o alimento é triturado, o bolo alimentar segue para a faringe que serve como um canal com função de comunicar a boca com o esôfago, que é um tubo fino onde o processo chamado de ondas peristálticas leva o alimento até o estômago, no estômago o alimento entra em contato com o suco gástrico que contém enzimas e ácidos, e é quebrado em moléculas cada vez menores. Mais uma vez o sistema nervoso libera hormônios e substâncias para estimular a digestão. No intestino delgado o alimento sofre digestão na região chamada duodeno, o pâncreas, uma glândula mista, secreta substâncias necessárias para continuar o processo, é também no intestino que ocorre a absorção dos produtos da digestão, nas regiões chamadas jejuno e íleo, que são capilares que distribuído pelo corpo por meio do sangue, o alimento segue para o intestino grosso, onde haverá a absorção de nutrientes. As substâncias que não são necessárias para o metabolismo seguem para o reto e são excretadas pelo ânus.

  São funções do sistema circulatório: o transporte de material nutritivo e oxigênio para as células e o carregamento de resíduos do metabolismo celular para os órgãos, como o fígado e os rins, que farão sua eliminação. Compõem este sistema: o sangue, o coração e os vasos sanguíneos. O sangue é composto por glóbulos vermelhos conhecidos como hemácias, ou eletrólitos, são células anucleadas, circulares e bicôncavas responsáveis pelo transporte do oxigênio. Os glóbulos brancos são conhecidos como leucócitos, que exercem atividades nos vários tecidos do corpo e são responsáveis pela imunidade do organismo. O sangue circula dentro do coração passando através de quatro válvulas: aorta, pulmonar e as outras são as válvulas atrioventriculares direita (tricúspide) e esquerda (bicúspide ou mitral). O coração está localizado na cavidade torácica e é revestido por um revestimento fibroso, o tecido muscular que forma suas paredes é chamado de miocárdio. Quando os músculos cardíacos se contraem, recebe o nome de sístole e quando relaxam é chamado de diástole. O sangue chega ao átrio direito passa pela tricúspide e segue para o ventrículo direito e passa pela artéria pulmonar. Ao entrar no pulmão há uma troca de sangue e passando a ser sangue arterial, e ao entrar no átrio esquerdo que passa através da bicúspide para o ventrículo esquerdo e passa pela artéria aorta. Retorna ao coração como sangue venoso, através da veia cava inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com