TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana – Grace Anne Vieira Magalhães Ghiotto

Por:   •  24/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico (a): JOSILENE CAROLINE RIBAS

R.A: 1918082-5

Polo: LAPA-PR

Disciplina: Anatomia Humana

MAPA – Material de Avaliação Prática de Aprendizagem

Faça uma entrevista com um profissional de saúde*, levantando os seguintes questionamentos:

  1. Em sua opinião, qual a importância do ensino de Anatomia Humana no ensino fundamental e médio? E qual a sua relação com a saúde pública?
  2. Quais estratégias você considera eficiente para o ensino de Anatomia Humana? Poderia relatar?
  3. Em sua profissão o quanto é relevante o conhecimento acerca da Anatomia Humana? Poderia relatar de que forma isso impacta em suas atividades?

Ao completar sua entrevista, redija um relato das informações apontadas pelo profissional de saúde.

* São profissionais da Saúde os profissionais encontrados das mais variadas áreas de atuação, como por exemplo: Educadores Físicos, Farmacêuticos, Biólogos, Médicos, Enfermeiros, Biomédicos, Fisioterapeutas, dentre outros profissionais que tiveram contato com a disciplina de Anatomia Humana ao longo de sua formação.

Iniciando os estudos pela disciplina de anatomia, após assistir a primeira aula, entrevistei uma profissional da área de saúde para saber qual a importância da matéria de anatomia nos ensinos fundamental e médio, a entrevistada, que é auxiliar de enfermagem na rede pública Municipal de Araucária, respondeu o seguinte: “Minha opinião sobre a importância é conhecer seu corpo, seu funcionamento, perceber as variações Anatômicas de idade, sexo, raça, biotipo, as fases de transição da infância para a vida adulta. O desconhecimento do corpo pode gerar aos jovens adolescentes vulnerabilidades psicológicas sociais, que podem se associar com gravidez precoce na adolescência, uso abusivo de álcool e drogas.  O fato é que o Professor também pode traçar seu ensino com aulas práticas mais dinâmicas envolvendo o ensino.
Ao ser questionada sobre quais
 estratégias considera eficiente para o ensino de Anatomia Humana, respondeu: “Existem algumas terminologias na Anatomia Humana, o que deixa muitas vezes a aula muito teórica e de difícil memorização, acredito e tive muitas aulas práticas em laboratórios, que foi estratégica, com a participação efetiva do aluno minimiza o efeito estressante só da teoria, então acho importante as aulas práticas lúdicas.

Perguntei sobre o quanto é relevante o conhecimento acerca da Anatomia Humana na sua profissão e de que forma isso impacta em suas atividades e ela disse: “Na minha profissão  é extremamente importante conhecer e respeitar o corpo humano, é fundamental, desde aplicar uma simples injeção intramuscular até o preparo pós morte. Todas as atividades exercidas na minha profissão dependem de um conhecimento em anatomia para que eu possa saber com o que estou trabalhando.

REFERÊNCIAS:

RUTHS, DENILDA. ENTREVISTA CONCEDIDA A JOSILENE CAROLINE RIBAS. BLUMENAU, 22 FEV. 2019. [A ENTREVISTA ENCONTRA-SE TRANSCRITA NO APÊNDICE "A" DESTA MONOGRAFIA]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (259.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com