TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia e fisiologia sexual e reprodutora

Por:   •  9/11/2016  •  Tese  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Anatomia e fisiologia sexual e reprodutora

O sistema reprodutor feminino é constituído por órgãos situados na cavidade pélvica. Estas estruturas reprodutoras desenvolvem-se e maturam desde a vida fetal passando pela puberdade ate a menopausa. Cada uma dessas estruturas tem a mesma origem embriónica e desempenham uma função vital durante toda a vida da mulher.

Temos as estruturas externas:

 Monte de Vénus – é um volume de consistência mole que reveste a sínfise púbica. Nessa zona, por volta do inicio da puberdade, desenvolve-se uma penugem áspera e encaracolada, cerca de um a dois anos antes da menarca (inicio da menstruação).

Grandes lábios – São duas pregas arredondadas e longitudinais. Começam no Monte de Vénus e estendem-se de forma descendente. Estes têm como função a proteção dos pequenos lábios, o meato urinário e a abertura vaginal. É uma zona extremamente enervada dai serem sensíveis ao toque, dor e temperatura.

Pequenos Lábios – Estão situados entre os grandes lábios, são pregas longitudinais e mais finas que os grandes lábios. Tem uma mucosa rosada e húmida.

Clitóris -  é um órgão que se situa abaixo do arco da púbis, curto e cilíndrico. Tem como função segregar esmegma, estimular e aumentar a tensão sexual.

Prepúcio do clitóris – é a união entre os pequenos lábios.

Vestíbulo – Contêm as aberturas para a uretra, vagina e glândulas paravaginais. Tem uma mucosa fina e sensível, facilmente irritável por químicos, calor, corrimentos e fricção de roupa demasiado apertada.

Períneo -  é uma área muscular situada entre a abertura vaginal e o ânus.

   E estruturas internas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com