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Andrea Palladio (1508-1580)

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Por:   •  16/11/2014  •  Bibliografia  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

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Andrea Palladio (1508-1580)

As primeiras atividades do jovem Andrea di Pietro dalla Gôndola em direção à sua formação, se realizam ainda em Padova, cidade de seu nascimento. Aos treze anos de idade, vai trabalhar junto a oficina de Bartolomeo Cavazza da Sossano um canteiro padovano, confeccionando elementos arquitetônicos de decoração. Oficina onde permanece por aproximadamente três anos quando em 1524 rompe seu contrato, foge e vai para a cidade de Vicenza onde procura se estabelecer. Começa a trabalhar como aprendiz e depois passa a assistente de Giovanno da Pedemuro e Girolamo Pittoni. Escultores de muito prestígio na época e responsáveis por grande parte dos monumentos sepulcrais e decorações escultóricas realizadas naquele período na cidade de Vicenza. Palladio permanece alí durante quatorze anos.

Já com trinta anos, em 1538 é convidado a trabalhar no canteiro de uma vila situada na periferia da cidade. Durante as obras dessa vila em Cricoli, seu proprietário Giangiorgio Trissino (1478-1550) apaixonado pelo trabalho de arquitetura, acompanha de perto os trabalhos realizados em seu canteiro, ocasião em que fica conhecendo Andrea. Giangiorgio Trissino escrevia obras teatrais e de poesia, era estudioso de filologia, humanista e à época um dos mais ilustres intelectuais vicentinos, interessado em literatura tanto quanto em teoria da arquitetura. Responsabilizava-se pela educação de um grupo de jovens aristocráticos no interior do qual procura acolher também Andrea. Será ele próprio a escolher o sobrenome de Palladio6 e a orientá-lo em sua formação cultural calcada sobretudo no estudo dos clássicos.

Outras figuras também exerceriam bastante influência sobre a formação de Palladio como Alvise Cornaro7 e o pintor veronese Falconetto8 . Cornaro, com a colaboração de Falconetto, projeta e constrói, no pátio-jardim de seu palácio uma loggia datada de 1524 e em 1530, um Odeon para concertos musicais. Estes projetos além de impressionar Palladio, representam as primeiras tentativas para estabelecer na região do Vêneto, algumas conexões com a Renascença romana. Alvise Cornaro era um empreendedor agrícola reconhecido em Padova, mecenas generoso e homem "que preferia a ação antes que a meditação"9 . Elabora um breve tratado de arquitetura voltado basicamente para questões de ordem prática, contrapondo-se a Vitrúvio e aos teóricos humanistas que considerava de pouca utilidade para quem quer construir casas cômodas, salubres e econômicas.10 Mas, Palladio tem uma atenção especial a Cornaro e a suas idéias, é ele o único entre os teóricos do renascimento, que propunha que os clientes fossem mais conscenciosos e fizessem menos questão das ordens clássicas e da ornamentação tradicional no projeto da fachada. Solução inteiramente assumida nos trabalhos de Andrea Palladio.

Outro arquiteto de grande influência para Palladio é Sebastiano Serlio11 , que durante sua estadia de aproximadamente três anos em Veneza (1527-1530), estará produzindo os primeiros dois livros (o quarto e o terceiro) dos sete que formariam o seu tratado de arquitetura. Sua influência é exercida de maneira acentuada através de seus livros, os primeiros livros estampados onde o meio principal utilizado para a transmissão de informação e da cultura artística é a imagem e não a palavra. Devemos lembrar que os tratados e suas transcrições, da tradição Vitruviana a Alberti eram privados de imagens. Essas ilustrações que Palladio observa no tratado de Serlio devem então ter provocado sua curiosidade para conhecer o esplendor de Roma.

Sua formação cultural e seu aprendizado ocorrem também, a partir de um

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