TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Artigo "Orçamento De Capital", De Autoria De Andrea Maria Accioly Fonseca Minardi E Richard Saito

Trabalho Escolar: Resenha Do Artigo "Orçamento De Capital", De Autoria De Andrea Maria Accioly Fonseca Minardi E Richard Saito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação de produtividade

Produtividade é basicamente a relação entre o que é produzido (output) e os recursos utilizados para essa produção (input). Já a sua importância está diretamente ligada ao lucro, pois sem produção não há lucro.

Diversos fatores são responsáveis por determinar a produtividade de uma empresa, entre eles a relação capital-trabalho que é o nível de investimentos em máquinas e equipamentos em relação à mão-de-obra; a escassez de recursos no contexto atual também afeta a produtividade (como o aumento da energia elétrica); mudanças na mão-de-obra decorrentes de alterações na produção; inovação e tecnologia (melhora a eficiência da produção e reduz seus custos), bem como restrições legais, fatores gerenciais e qualidade de vida.

Para se determinar a produtividade, basta-se seguir a seguinte fórmula:

Produtividade= output/input

Produtividade parcial é a relação entre o que é produzido e um dos recursos utilizados, como por exemplo a mão-de-obra.

LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS

A escolha do local da instalação de uma determinada empresa, fábrica ou depósito de produtos está diretamente ligada à estratégia empresarial. Para uma escolha adequada, é necessário determinar qual a capacidade, onde e quando necessária.

Capacidade é o nível máximo de atividade que se pode ser alcançado, em números exatos, em condições normais de produção e em um dado período de tempo.

Tipos de Capacidade

Capacidade do projeto: a que o fornecedor ou fabricante dos equipamentos determina para o produto;

Capacidade efetiva (real): a que equipamento apresenta após o desconto de todos os tempos ociosos, porém necessários, da produção. (Ex.: tempo para manutenções).

Capacidade nominal (volume de produção): o quanto se produz atualmente, e não o quanto pode ser produzido.

Determinação da demanda

A demanda é importante para a localização para equiparar ao tamanho da fábrica, por isso deve-se fazer uma projeção da demanda.

Fatores determinantes na localização

Disponibilidade de mão-de-obra, nível salarial e sindicatos, disponibilidade de transportes, suprimentos de energia elétrica, água e telefone, incentivos fiscais, proximidade dos mercados, tendências de crescimento populacional, fornecedores e serviços de apoio, restrições ambientais, leis de zoneamentos, nível de vida, preferências gerenciais e etc.

Cluster é o agrupamento natural de empresas similares em uma determinada região geográfica. O cluster se inicia na fase pré-cluster (empresas independentes), até que vão se agrupando (cluster emergente) e criando relações entre si (cluster em expansão). O cluster se consolida quando se tem um alto nível de interligações entre as empresas.

Condomínio industrial: a montadora escolhe seus fornecedores e os orienta estrategicamente, criando uma espécie de condomínio. (servem uns aos outros)

Consórcio modular: O fornecedor se localiza dentro da montadora e é responsável pelas etapas da montagem dos itens presentes no produto.

Keiretsu: aliança entre empresas, sendo que cada uma mantém sua independência operacional, mas possuem relações permanentes umas com as outras.

Cooperativas: União de diversas empresas em uma mesma região geográfica para alcançar um objetivo comum. (mais comum no setor agrícola)

Empresa virtual: Empresas em que a loja está localizada na internet, porém possui um depósito físico para armazenar os produtos.

Métodos para escolha da localização

• MÉTODO DE CENTRO DE GRAVIDADE

Avalia-se o local de menor custo para a instalação da empresa, considerando o fornecedor das matérias-primas e a localização dos mercados consumidores.

A empresa Refritec, tradicional fabricante de refrigeradores para uso doméstico, de¬seja localizar um novo depósito para atender três novos centros de consumo, situa¬dos nas localidades A, B e C. Utilizando o método do centro de gravidade e os dados da Tabela abaixo, determine as coordenadas do novo depósito.

Local

Quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com