TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animais Sencientes

Seminário: Animais Sencientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Seminário  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Animais Sencientes

Desde o inicio da civilização os animais nos acompanham. O homem caçava os animais para seu alimento e utilizava sua pele como vestimenta. Mas era uma interação harmoniosa entre o homem e animais.

Com o surgimento da agricultura o homem passou a dominar os animais domesticando e usando sua força entre trabalhos pesados. E muitas das vezes fazendo com que sofram.

A ideia que os animais têm sentimentos próprios é recente, pois foram tratados por séculos como seres incapazes de possuírem sentimentos. A capacidade de sentir (senciencia), não é exclusiva do ser humano e sim de todos, pois somos vertebrados, tanto o homem como quase todos os animais.

Hoje a ciência nos mostra que os animais tem sentimentos como: alegria, sofrimento, dor, memória, etc. foi provado que os animais tem inteligência e capacidade de amar.

O homem com a domesticação de animais principalmente de cães e gatos, tem os maltratados sem que perceba, como por exemplo: mudanças genéticas gerando sérios problemas tanto de saúde como do bem estar dos mesmo; mudanças comportamentais e até mutilações (corte de caldas e orelhas), sendo que a calda tem como função ajudar no equilíbrio e comunicação do animal.

Durante séculos o homem cada vez mais tem explorado animais na área industrial como, por exemplo: produção de leite, ovos, carnes, etc. sem pensar no bem estar animal. A galinha, por exemplo, criada de modo industrial é alimentada por compostos que modificam e ativam o seu crescimento de modo desordenado ao a natural, também é criada em um ambiente apertado, não tendo assim seus hábitos naturais para uma vida saudável. Em 1960 a produção de ovos aumentou 4 vezes, a de leite duplicou e a de carne aumentou 5 vezes mais

Em 1993 um Comitê Internacional de Veterinários elaboraram um indicador denominado as 5 liberdades, que são elas:

1 – Livre de Fome e Sede;

2 – Livre de Desconforto;

3 – Livre de dor, Lesões e Doenças;

4 – Livre de Medo e Stress;

5 – Livre para Expressar seu Comportamento Natural.

Com isso a ideia é de que os animais na área de produção industrial possam ter uma melhor maneira de viver, sem sofrimentos causados por sua maneira desordenada na industrialização, pois com esse estudo entendemos que eles são animais Sencientes, e tem todo o direito de viver bem, sem ser explorados por nós seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com