TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anti-sépticos, desinfetantes e esterilizantes

Artigo: Anti-sépticos, desinfetantes e esterilizantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 3

5.6 Anti-sépticos, desinfetantes e esterilizantes

Álcool etílico é usado como anti-séptico e desinfetante. A concentração ideal é de 70%. Estudos demonstram equivalência e até superioridade da higienização com álcool comparada à lavagem de mãos com sabão comum ou com alguns tipos de anti-sépticos degermantes. A anti-sepsia das mãos realizada por simples fricção com álcool diminui as contagens microbianas e a transmissão de microorganismos, com conseqüente queda nas taxas de infecções hospitalares. Além disso, apresenta boa tolerabilidade, tendo aceitação, adesão e aumento de freqüência de higienização pelos profissionais300. Ensaio clínico randomizado mostrou redução das contagens microbianas das mãos de 49,6% e 88,2%, quando utilizados sabão comum e solução alcoólica (contendo 75% de propanol), respectivamente. Além disso, 72% dos profissionais demonstraram boa aceitação ao álcool, após duas semanas de uso301. Outro estudo avaliou as reduções microbianas em mãos contaminadas com Acinetobacter baumannii oriundas de quatro regimes de higienização das mãos: sabão comum, álcool etílico 70%, PVPI 10% e clorexidina 4%. As reduções foram significativamente maiores com o uso de álcool e PVPI. É usado como desinfetante de superfícies, termômetros, estetoscópios e artigos que não toleram outros tipos de desinfecção ou esterilização300,302. Suas vantagens são baixa toxicidade, ação rápida e baixo custo.

Clorexidina é usado como anti-séptico na lavagem das mãos e na anti-sepsia bucal. Comparação entre clorexidina e triclosana demonstrou melhores reduções microbianas com a primeira303,304. Entretanto, quando avaliada a atividade antimicrobiana de acordo com diferentes microorganismos, foi verificada maior ação de clorexidina contra Gram-negativos. Comparações entre clorexidina e polivinil-pirrolidona-iodo (PVPI) geralmente demonstram superioridade do primeiro anti-séptico. Entretanto, esses resultados se equivalem quando ambos se apresentam em formulações alcoólicas e associados à fricção305. Estudo demonstrou ser clorexidina em formulação alcoólica mais eficaz em comparação com álcool etílico e álcool isopropílico306.

Glutaral é desinfetante para artigos metálicos, plásticos e de borracha, lentes, hemodialisadores e endoscópios. Tem baixa corrosividade, mas necessita enxágue exaustivo. Desinfecção se faz por imersão durante 20 minutos e esterilização, por imersão durante 8 horas. Apresenta toxicidades cutânea e inalatória. É considerado tóxico para profissional, paciente e meio ambiente. Seu descarte no esgoto pode causar toxicidade aquática300. Em virtude dessa importante toxicidade, aumentando o risco ocupacional dos profissionais que o manipulam, a Occupational Safety and Health Administration (OSHA) norte-americana recomenda a utilização de outras alternativas sempre que possível307. Alternativas para substituição de glutaraldeído seriam ortoftaldeído (OPA) e ácido peracético (ácido acético + peróxido de hidrogênio)308. Apesar de esse ter custo direto mais elevado se comparado com outros desinfetantes, há vantagem econômica quando são levados em consideração os custos indiretos.

Hipoclorito de sódio é desinfetante usado em superfícies, artigos não-metálicos e tratamento de água. A desinfecção se faz por imersão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com