TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Da Simulação No Processo De Produção De Desinfetante

Pesquisas Acadêmicas: Aplicação Da Simulação No Processo De Produção De Desinfetante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO APLICADO

RESUMO

Em um mundo de crescente competitividade, a simulação é vista, por engenheiros, projetistas e gerentes, como uma metodologia indispensável para solução de problemas. Ela permite criar um processo virtual para fazer as modificações necessárias, sem os custos e os riscos de criar um processo real. Sendo assim, apresentam-se neste trabalho os resultados da aplicação da técnica de simulação de processos numa linha de produção de desinfetante, pertencente à indústria Ingleza®. A elaboração do trabalho dividiu-se em pesquisa bibliográfica e levantamento de dados realizado numa visita técnica. Utilizando a ferramenta Input Analyser do software Arena, estes dados foram modelados para posteriormente simular os processos, manual e automático, de industrialização de desinfetante, permitindo avaliá-los e compará-los.

Palavras - chaves: Simulação de Processo – Software Arena – Industrialização de Desinfetante.

1. INTRODUÇÃO

O sucesso de uma empresa depende da sua capacidade em oferecer produtos cuja qualidade atenda ou supere as expectativas dos clientes a preços competitivos (ALBERTAZZI, 2008). A redução de custos, por exemplo, eliminando o trabalho manual em excesso é um parâmetro que deve ser adotado pela indústria brasileira para alcançar este sucesso. Para tanto, são necessárias modificações no sistema existente, tais como, a racionalização/simplificação do trabalho. O gerenciamento destas modificações é garantido utilizando-se a simulação de processos.

Nesse sentido, a proposta do referente trabalho é descrever a aplicação da simulação de processos numa linha de produção de desinfetante da indústria Ingleza®. Sugerindo a associação dos fundamentos da simulação e da racionalização como forma de eliminar o trabalho manual.

Para atingir tal objetivo este trabalho foi estruturado da seguinte forma: no tópico seguinte reúnem-se pesquisas relacionadas ao tema do trabalho; no tópico três explica-se o desenvolvimento do trabalho; no tópico quatro descrevem-se os resultados obtidos e no tópico cinco realiza-se a conclusão do trabalho.

2. referencial teórico

A Ingleza®, indústria do segmento de produtos de limpeza, baseando-se nos bons resultados e no desenvolvimento de mercado, exerce e pratica uma gestão integrada visando a Adhocracia – divisão do trabalho, presença de centros de poder e mutualidade. Para atender as necessidades dos clientes, os funcionários são motivados em atingir metas e superar expectativas profissionais.

Esta política de valorização promovida pela empresa, aliada aos investimentos em tecnologia e a busca pela melhoria contínua dos seus processos de produção, como por exemplo, utilizando garrafas PET para acondicionar o desinfetante, proporciona a mesma receber vários prêmios pela qualidade de seus produtos e pelo crescimento ímpar no mercado.

Segundo ARAÚJO (2004), os custos com transporte e produção são reduzidos devido às excelentes propriedades do PET (Politereftalato de etileno), tais como, transparência (amorfo); leveza; brilho intenso; alta resistência mecânica, térmica, química, à tração, à abrasão e ao impacto; maior segurança no processo de envase; flexibilidade de design; além de ser um polímero inodoro, insípido, atóxico e inerte.

A produção de desinfetante da indústria Ingleza®, FIGURA 1, segue o seguinte fluxo: a linha de produção é abastecida manualmente com garrafas PET; em seguida as garrafas recebem um rótulo com informações que as identificam; depois são acumuladas no pulmão para serem encaminhadas ao envase, sendo envasadas 40 garrafas por minuto. Posteriormente as garrafas são tampadas, seguindo para a pesagem manual, onde serão pesadas aleatoriamente dez garrafas para o controle de qualidade. Na última etapa as garrafas são embaladas, ficando prontas para a distribuição no mercado.

FIGURA 1: Processo, atual, de produção de desinfetante

A máquina que realiza a tampagem das garrafas, FIGURA 2, possui um eixo maciço de seção transversal que está sob a ação de uma força no valor de 69N.

FIGURA 2: Etapa Tampagem

De acordo com BEER (2010), o eixo exerce sobre a tampa da garrafa um momento torcional ou torque T. A tampa reage, exercendo sobre o eixo um momento torcional T’. Este torque relaciona-se com a força aplicada e o comprimento do eixo, ou seja, quanto maior o eixo maior será o torque. Segue então, a equação que define o torque:

T = torque R = raio do eixo ρ = comprimento do eixo ] = tensão de cisalhamento J = momento polar de inércia

Após serem tampadas as garrafas seguem para a etapa de verificação manual do peso, a qual, de acordo com OHNO (1997), deve ser otimizada, pois o movimento repetido e desnecessário gera custos. A racionalização, FIGURA 3, é um caminho para modificar o sistema existente e eliminar o trabalho manual. Para saber se será eficaz a modificação antes de fazê-la, utiliza-se atualmente uma poderosa ferramenta computacional, a simulação de processos.

FIGURA 3: Processo, modificado, de produção de Desinfetante

Neste trabalho, a simulação foi feita utilizando o software Arena. Este software é transformado em um simulador com o uso de objetos/ferramentas de modelagem. Considerando que seu objetivo é avaliar o rendimento dos processos de trabalho em diversos layouts, sua aplicação concentra-se na manufatura, por exemplo, nas linhas de produção.

Para elaborar um modelo de simulação, o programa Arena baseia-se na linguagem SIMAM. Essa linguagem enxerga o sistema como uma sequência de eventos aleatórios que causam mudanças nos estados do modelo. Conforme SILVA (2006) o desenvolvimento de um modelo segue os passos descritos na FIGURA 4.

FIGURA 4: Processo para a modelagem de Dados

3. metodologia

PARA DESENVOLVER ESTE TRABALHO, VISITAMOS A UNIDADE INDUSTRIAL DA INDÚSTRIA INGLEZA®, EM SANTA LUZIA, A FIM DE CONHECER SEU PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DE DESINFETANTE. PARA VERIFICAR O PESO DAS GARRAFAS NESTE PROCESSO, O OPERADOR UTILIZA UMA BALANÇA ELETRÔNICA DE PRECISÃO QUE SUPORTA ATÉ (1500[pic]5,0)G. DEPOIS, O PESO É CONVERTIDO PARA VOLUME

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com