TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aparelho Reprodutor

Trabalho Escolar: Aparelho Reprodutor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Chama-se reprodução à capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes. No ser humano, a reprodução é sexuada, ou seja, dela participam dois indivíduos de sexos diferentes, o homem e a mulher.

Tanto o homem quanto a mulher produzem células reprodutoras. A célula reprodutora masculina chama-se espermatozóide; a feminina é o óvulo. Ambas são produzidas em órgãos genitais próprios de cada sexo.

sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino é formado por dois testículos, dos epidídimos, dois canais deferentes, duas vesículas seminais, próstata, duto ejaculador, uretra e pênis.

TESTÍCULOS

Os testículos são duas glândulas de forma oval localizadas na bolsa escrotal, fora do abdome. Têm dupla função: produzem espermatozóides e hormônios sexuais masculinos.

A atividade produtora dos testículos tem início ao chegar a puberdade. Nessa época, eles iniciam a produção dos hormônios masculinos, dos quais o mais importante é a testosterona, cuja função é induzir o desenvolvimento das características sexuais secundárias.

EPIDÌDIMOS

Cada epidídimo é um tubo longo, de quatro a seis metros de comprimento, intensamente enrolado sobre si mesmo.

Os espermatozóides, depois de produzidos nos testículos, ficam armazenados nos epidídimos. A seguir, eles são levados, através dos canais deferentes, em direção ao duto ejaculador.

VESÌCULAS SEMINAIS

As vesículas seminais são dois órgãos, cada um deles formado por um tubo de 15 cm de comprimento intensamente enrolado sobre si mesmo.

As células da vesícula seminal, estimuladas pelo hormônio testosterona, produzem uma secreção que é acumulada no interior dessas glândulas.

PRÒSTATA

A próstata é uma glândula com cerca de 3 cm de diâmetro. Produz secreções que são lançadas no duto ejaculador.

O conjunto formado pelos espermatozóides e pelas secreções das vesículas seminais e da próstata chama-se esperma ou sêmen.

PÊNIS

O pênis é formado pela uretra e por três massas cilíndricas de tecido erétil, chamada corpos cavernosos. Esse conjunto é envolto externamente pela pele.

Os corpos cavernosos são formados por um emaranhado de vasos

Sangüíneos. A uretra, que se inicia na bexiga urinária, atravessa o pênis e se abre ao meio exterior em sua extremidade chamada glande.

A AÇÂO DA HIPÒFISE

A hipófise controla o funcionamento dos testículos através de dois hormônios que produz e que a eles chegam por via sangüínea. O primeiro deles é o hormônio folículo-estimulante, que provoca a produção de espermatozóides; o segundo é o hormônio luteinizante, que faz com que os testículos excretem a testosterona.

sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com