TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibração De Aparelhos Volumetricos

Dissertações: Calibração De Aparelhos Volumetricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  2.891 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Calibração é a determinação de erros e incertezas de vidrarias utilizadas para dosar corretamente experiências de química. Em química deve-se manipular os equipamentos de forma cuidadosa possível, ou seja, de forma a minimizar os erros de aferição para obter-se dados mais confiantes possíveis. A maioria dos processos químicos depende da medida de massa, esse processo é feito na maioria das vezes pela balança analítica, toda vidraria deve estar perfeitamente limpa, secas e livres de gordura antes do processo de calibração, caso contrario os resultados não serão confiáveis. A calibração de vidrarias volumétricas a uma dada temperatura fundamenta-se na densidade dos líquidos, a qual é dada por: d=m/v, logo v=m/d. Vidrarias volumétricas como, por exemplo, a pipeta volumétrica é calibrada pelo fabricante e a temperatura padrão da calibração é de 20°C. A água que foi usada no experimento teve como finalidade servir de medição do volume escoado pela bureta, pipeta volumétrica e o real volume no balão volumétrico. No laboratório é necessário respeitar as regras de segurança não só para evitar ocorrências infelizes, mas também para que o trabalho transcorra de forma segura e organizada. Uma correta aplicação dos conceitos de estatística é fundamental para uma análise mais minuciosa dos dados colhidos. “Não é possível medir-se o valor real do que quer que seja. O melhor que se pode fazer numa análise química é aplicar cuidadosamente a técnica de experiência indicada como sendo a mais confiável” (HARRIS, 2005).

. OBJETIVOS

Este experimento tem como objetivo verificar a calibração de vidrarias volumétricas de laboratório, com o intuito de melhorar a exatidão das medições, obter noções básicas de laboratório: segurança, descarte de produtos químicos e caderno de notas, leitura de menisco de buretas, pipetas ou balões volumétricos e tratamento de dados experimentais.

. PARTE EXPERIMENTAL

Materiais Utilizados:

• Pipeta Pasteur

• Pipeta Volumétrica de 25 e 50 ml

• Bureta de 25 e 50 ml

• Erlenmeyer de 50 ml

• Termômetro

• Pêra

• Papel Toalha

• Balão Volumétrico de 50 e 100 ml

• Balança Analítica

Reagente Utilizado:

• Água Destilada

Primeiramente utilizou-se a bureta de 50 ml a mesma foi preenchida com água destilada, onde o menisco ficou acima do zero. A temperatura da água foi averiguada. As bolhas foram removidas da bureta e o menisco ajustado no zero, verificou-se as três velocidades de escoamento e encontrou-se a média, logo após pesou-se o erlenmeyer vazio, posteriormente a bureta foi preenchida com 10 ml de água destilada escoada para o erlenmeyer e pesou-se o mesmo com água destilada daí achou-se a sua massa, foi anexado a tabela a densidade de acordo com a temperatura, foram feitas três execuções desse experimento. Repetiu-se o mesmo procedimento com 20 ml, 30 ml e 40 ml. Com a bureta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com