TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento e Aprendizagem Motora

Por:   •  2/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

Portifólio1

Raimundo Nonato Pereira Sales

Bragança Paulista

2015

Portifólio1

Trabalho apresentado a Disciplina de Crescimento e Aprendizagem Motora, Docente Especialista Alexandre Marcucci Miotto, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Bragança Paulista

2015

Introdução:

Descrição da atividade:

 

 Faça uma releitura do Item 9 da Unidade 1 do CRC Crescimento e Desenvolvimento, atentando-se para a influência do desenvolvimento motor no comportamento humano, e construa um plano de aula. Escolha uma faixa etária e elabore um plano em que constem atividades que trabalham com algumas habilidades motoras. Ele deve conter:

 

 1) Faixa etária e público-alvo.

 2) Duração da aula.

 3) Objetivo da aula.

 4) Materiais utilizados.

 5) Conteúdo.

*aquecimento.

*parte principal.

*parte final.

 6) Considerações finais.  

Resposta:

Dentro do universo fascinante da Ginástica de Academia temos muitas modalidades, uma em especial, a Ginástica Localizada. Escolhi essa aula para demonstrar em aplicações simples como o desenvolvimento motor influencia e esta presente no comportamento humano.

Veremos um plano de aula de Ginástica Localizada por partes:

  1. FAIXA ETÁRIA E PÚBLICO ALVO:

Adolescentes, a partir dos 15 anos, adultos entre os 20 e 40 anos, pessoas de meia idade entre os 41 aos 55 anos, lembrando que pessoas acima dos 55 anos poderão fazer a aula mediante uma previa avaliação de um Educador Físico e/ou médico.

O publico alvo para esta modalidade são todos os indivíduos (homens e/ou mulheres) que procuram uma aula divertida e ao mesmo tempo funcional, que trabalhe varias partes do corpo em um curto espaço de tempo.

  1. DURAÇÃO DA AULA:

Uma aula de Ginástica Localizada pode durar entre 45 e 60 minutos; dependendo da intensidade e também do condicionamento dos alunos presentes, sendo estes minutos divididos em:

10 minutos para o aquecimento;

30 a 40 minutos para a parte principal e,

5 a 10 minutos para a parte final ou relaxamento.

3 OBJETIVOS DA AULA:

A Ginástica Localizada tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades físicas motoras (força, resistência e flexibilidade, agilidade, equilíbrio e coordenação motora) e a compreensão e aprimoramento das habilidades motoras (denominadas de habilidades de estabilidade, de locomoção e de manipulação), através de exercícios com uma variedade de movimentos simples, muitas vezes rítmicos, usando o peso do próprio corpo e ou com o auxilio de equipamentos, e também o bem estar e a autoestima de seus participantes.

 

4) MATERIAIS UTILIZADOS:

[pic 2]Halteres
[pic 3]Barras com anilhas
[pic 4]Caneleiras


[pic 5]Elásticos
[pic 6]Steps
[pic 7]Barras fixas e paralelas
[pic 8]Colchonetes 

 5) CONTEÚDO:

Uma aula de Ginástica Localizada é composta por:

 

Aquecimento:

 

Têm duração de Aproximadamente 10 minutos. É composto por exercícios de pré-aquecimento musculares de baixa intensidade, como corridas leves de um lado para o outro da sala e, pequenos saltos, como os polichinelos e também alongamentos. Nesta fase há o ensino e aprimoramento das habilidades motoras de locomoção (grupo de habilidades no qual os executantes transladam o corpo através do espaço de um lugar ao outro) com as corridas leves, e as de estabilidade (movimentos corporais relacionados ao domínio do corpo e ao equilíbrio) com os polichinelos e os alongamentos.

 Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca amplitude, visando uma adaptação músculo articular e orgânica, preparando-se para elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular. Deve ser direcionado aos grupamentos de maior exigência durante a sessão de treinamento. O aumento metabólico deve ser lento e gradual.

Parte principal:

 

É a parte mais importante da aula, onde serão trabalhados os grandes grupos musculares. Têm duração de aproximadamente entre 30 e 40 minutos e caracteriza-se pela alta intensidade e aumento significativo dos parâmetros fisiológicos. Utiliza implementos como halteres, com exercícios como a rosca bíceps, por exemplo, há ênfase na habilidade de manipulação fina (refere-se às atividades de segurar objetos, que enfatizam a precisão e a exatidão do movimento), caneleiras, que com exercícios como o avanço, aprimora-se a habilidade motora de estabilidade, pois há a necessidade do equilíbrio para o domínio do movimento do exercício, e barras, usadas para exercícios como o agachamento, onde também há o aprimoramento da habilidade motora de estabilidade, pois precisa se do domínio do corpo para a execução correta do movimento, para exercitar os grandes grupos musculares, tais como Membros inferiores, Membros superiores e Tórax.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com