TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Motora

Artigo: Aprendizagem Motora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 11

A habilidade nadar e o estudo do comportamento motor

A natação é uma modalidade esportiva que busca o aprendizado em nadar, oferecendo subsídios para entendimento das atividades aquáticas e opções para o mercado de trabalho. Os quais estão inseridos muitos profissionais de Educação Física e o público em geral. Pois, com os benefícios que a natação proporciona aos seus adeptos na saúde física e mental estimula também o crescimento de escolinhas de natação e gera o aumento de mão de obra qualificada.

Abordagens orientadas ao produto e ao processo no estudo do comportamento motor.

Por volta de 1960, os estudos direcionados a aprendizagem motora, tinha como objetivo verificar os efeitos causados para diferentes tarefas motoras, assim como: ( Serviço no Tênis, saque no vôlei, rotinas em ginástica Olímpica, arremesso no basquete e outros). Mesmo estas modalidades pertencerem ao campo das habilidades motoras, tinha o intuito na área pedagógica de investigação do melhor método para ensinar uma determinada tarefa motora. Dentre elas estavam o tipo de instrução, a prática mental e física, a prática pelo todo e pela as partes e a prática maciça e distribuída em um todo, os resultados dos estudos em virtude da especificidade das tarefas utilizadas foi uma situação limitada a explicação do comportamento motor.

A partir de 1960, a revolução cognitiva provocou uma importante mudança na área do comportamento motor. O foco era direcionado aos mecanismos que formaram a resposta motora, e a psicologia oferece subsídios teóricos para a construção de hipóteses na organização do comportamento motor. A partir daí as tarefas motoras passa a ser representada em laboratório num processo objetivo do sujeito estudado. Por meio de analises das tarefas em experimento foram projetadas em algumas demandas que representavam as tarefas de vida diária, como exemplo: tarefa com demanda especial, como no aparelho de posicionamento linear e outras com demanda espacial, como no aparelho de posicionamento linear e outras com demanda temporal, como no aparelho TINING coincidente e outros ou ainda os que envolve controle de força do dinamômetro manual.

As tarefas motoras realizadas no cotidiano, as atividades ocupacionais, artísticas e esportivas envolvem uma combinação de todas essas demandas, significando maior grau de complexibilidade com relação as tarefas de laboratório, os estudos que utilizam tarefas simples as vezes artificiais mais com controle das variáveis intervenientes para ajudar na investigação do mecanismo subjacentes ( para baixo). A performance motora motivo pelo qual essa abordagem é chamada de abordagem orientada ao processo, assim teorias foram significantes em comportamento motores.

Análise de tarefa: Nadar

O nadar tem sua maior característica o ambiente que é o meio aquático. É um meio que possui densidade bem diferente do meio terrestre. E possui o sistema de sustentação no meio liquido. No meio aquático a posição do corpo em relação a superfície é próxima a horizontal para facilitar a sustentação. E a cabeça em relação a superfície é crucial para ajudar a manter a respiração. Quando o individuo submete ao meio liquido (água), um conjunto de forças agem sobre o seu corpo. Uma das principais forças é a de empuxo que age ao contrário à força da gravidade, que faz sentir uma sensação de peso na água e a capacidade de flutuação é a relação entre a força de repuxo e a densidade do corpo que determina a capacidade de flutuação. Também nota-se que nessa capacidade de flutuação de um corpo em repouso mergulhado na água vai depender não só das forças como também do centro da gravidade e o centro de volume. Existe uma relação física do corpo com o meio que se encontra que implica adotar uma postura e orientação do corpo com a água, que facilita a aprendizagem do nadar.

Os estudos focados na tarefa de nadar têm sido mais de aspectos biomecânicos e fisiológicos do que aspectos comportamentais.

Aspectos desenvolvimentistas a tarefa nadar

O nadar é uma modalidade física de movimentos coordenados de pernas e braços já praticados pelos gregos e romanos com objetivos recreativos, militares e esportivos. O nadar tem sido considerado uma pratica de habilidades tradicionais. Em 1919 Watson em seus registros comprovou que através de experimentos com bebês fez observações sobre o comportamento de nadar em três recém - nascidos no ambiente aquático, sustentando os bebês na posição decúbito dorsal (deitado com as costas sobre a água), com o cuidado de manter o rosto dos bebês fora da água. Watson verificou que os bebês apresentavam expressão de medo, falta de coordenação nos movimentos dos membros e alteração nos ritmos dos movimentos dos membros e da respiração. Com bases nessas evidências, Watson descartou qualquer possibilidade de que os movimentos natatórios pudessem ser naturais aos humanos. A partir daí, Watson defende a ideia de que o nadar é um comportamento condicionado pelo ambiente, isto é, uma habilidade a ser aprendida.

Quase 20 (vinte) anos depois Mcgraw (1935 – 1939), estudando padrões de comportamentos em bebês humanos e não humanos no meio aquático, entram em contradição as observações de Watson a qual identificou a sequencia ordenada de mudança nesse comportamento que ocorria em três fases: fase reflexiva, fase desordenada e fase voluntariam. Essas fases ocorriam pela mudança ou alterações no controle motor em função da maturação do sistema nervoso. Ao contrario de Watson, essa sequencia de experimentos mostra como os recém nascidos se adaptavam ao meio liquido com facilidade, ou seja, um alto grau de aplicabilidade. A diferença estava na maneira de como foram colocados os bebês na água. Mcgraw introduziu os bebês na posição decúbito ventral (deitado com na posição com o ventre para baixo), ao oposto que Watson os colocou na água. Foi visto que alteração de uma restrição da tarefa no modo de entrar na água gerou padrões de coordenação e de comportamentos distintos. Ainda que seja possível nadar de costas e na posição de decúbito ventral que as ações de membros inferiores e superiores e tronco encontrarem padrões de coordenação mais comum.

Mcgraw refere a três aspectos as mudanças de comportamento: movimentos das extremidades, controle postural e controle respiratório.

- Movimentos das extremidades: constituíam em flexões e extensões alternadas dos membros inferiores e superiores, além de flexão lateral do tronco correspondente à flexão dos membros inferiores. Nos primeiros anos de vida esses movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com