TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem da Disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino Das Ciências da Terra,.docx

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

FARLEY SOARES PEREIRA DE CASTRO

PORTIFÓLIO

Batatais/SP

2019

 FARLEY SOARES PEREIRA DE CASTRO

 

ELABORAR UMA RESENHA CRÍTICA.

 

 

Atividade de Portfólio 3º Ciclo de Aprendizagem da Disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino Das Ciências da Terra, Prof.ª Solange Aparecida Bispo Dos Santos.

 

 

 

 

 

 

Batatais/SP

2019

Descrição da atividade: Leia o artigo "Um velho pescoçudo”.

(Disponível em . Acesso em: 22 jan. 2019). Em seguida, escreva uma resenha crítica de aproximadamente uma página e poste sua atividade no Portfólio.

De acordo com o artigo, o estudo mostra também que é o primeiro esqueleto completo de dinossauro encontrado no Brasil. Na região central do Rio Grande do Sul, na cidade de Agudo, atualmente vivem 17.102 pessoas. Há 225 milhões de anos, porém, ali viveu o maior dinossauro “pescoçudo” já encontrado no mundo. A parti do estudo publicado recentemente no periódico britânico Biology Letters por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade de São Paulo (USP). Graças à datação precisa das rochas do interior do Rio Grande do Sul, eles sabem que o fenômeno ocorreu paulatinamente, entre 233 milhões e 225 milhões de anos atrás. Nesse intervalo, o pescoço dobrou (proporcionalmente) de tamanho, permitindo que o Macrocollum alcançasse folhas cada vez mais altas nas árvores (o que também explicaria a dentição mais especializada para o consumo de vegetais).

O fóssil do dinossauro, o primeiro completo encontrado no Brasil, tem 3,5 metros de comprimento e tem o pescoço bastante longo, assim como os “famosos” Brachiosaurus e Apatosaurus. Entretanto, o exemplar gaúcho é o mais antigo de que qualquer outro já descoberto desse tipo. Segundo o pesquisador Rodrigo Temp Müller, um dos autores do estudo, dinossauros que viveram nesse período, chamado de Mesozoico, são raros porque antecedem a época em que esses animais dominaram o planeta. A pesquisa também foi feita por Max Cardoso Langer, da Universidade de São Paulo, e Sérgio Dias da Silva, da UFSM. Conforme o estudo, os dentes do dinossauro indicam que ele se alimentava de plantas e seu pescoço permitia alcançar a vegetação mais alta.

O dinossauro foi batizado de Macrocollum itaquii. O nome foi escolhido porque Macrollum significa “pescoço longo” e itaquii é uma homenagem a José Jerundino Machado Itaqui, criador do Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa), onde o fóssil foi achado.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO.

http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/11/21/um-velho-pescocudo/

http://www3.folhape.com.br/noticias/noticias/brasil/2018/11/20/NWS,88141,70,450,NOTICIAS,2190-MAIS-ANTIGO-DINOSSAURO-PESCOCUDO-BRASILEIRO-DIZEM-PESQUISADORES.aspx

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com