TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de ensino-aprendizagem de fundamentos de programação: Uma visão crítica da pesquisa no Brasil

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.830 Palavras (12 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Superior de Tecnologia em Análise de Sistemas 3° Semestre

Nome: Carlos Eduardo Leonel do Nascimento

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL III

[pic 2]

ITAPETININGA
2017

CARLOS EDUARDO LEONEL DO NASCIMENTO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL III

Trabalho apresentado para a disciplina de Gestão do Conhecimento, Fundamentos de Redes de Computadores, Tópicos Especiais em Desenvolvimento de Sistemas, Seminários VI, como requisito para avaliação bimestral sob orientação dos Professores: Merris Mozer, Paulo K. Nishitani, Anderson E. M. Gonçalves, Cristiane R. Y. Mashuda.

ITAPETININGA
2017
[pic 3]

  1. Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        objetivo        4

3        desenvolvimento        5

3.1        GESTAO DO CONHECIMENTO        5

3.1.1        Conhecimento tácito        5

3.1.2        Conhecimento explicito        6

3.1.3        Externalização        6

3.1.4        Documentação        6

3.2        LINGUAGENS E FERRAMENTAS UTILIZADAS        10

3.2.1        Linguagem utilizada - PHP        11

3.2.2        Escolha do SGBD - Mysql        11

3.2.3        Escolha do servidor web – APACHE        12

3.2.4        Ferramenta de diagramação de dados - UML        12

3.3        Custos para implementação        13

4        CONCLUSÃO        14

REFERENCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

Utilizando os conceitos das disciplinas do semestre será desenvolvido um modelo de software para realizar o controle de pedidos de marmitas.

Para realizar a atividade proposta foi elaborado um sistema fictício (prototipação) para realizar o cadastro de pedidos de um comercio de marmitas – a empresa Casa das Marmitas. Neste sistema serão cadastrados clientes, empresas responsáveis pelos entregadores, entregadores, produtos e pedidos. A prototipação definirá as telas dos itens citados anteriormente.

O presente portfolio tem como objetivo trabalhar o conteúdo do apoio temático, incentivar a interatividade e a regionalidade e auxiliar na aplicação dos conceitos estudados.


  1. objetivo

O principal objetivo deste trabalho é demonstrar para o cliente, no caso a empresa Casa das Marmitas, as principais funcionalidades do sistema. O protótipo criado tem o intuito de familiarizar o cliente com o produto, também para receber o feedback do mesmo, desta forma atingindo as metas e objetivos acordados com a empresa supramencionada.


  1. desenvolvimento

A empresa “Casa das Marmitas”, realizou contato com a Software House&MM e informou que necessita automatizar seu processo de entrega de marmitas. A House&MM, enviou um analista de sistemas para realizar o levantamento dos requisitos.

Durante a reunião, o proprietário da “House&MM”, o Sr.Paulo Ricardo, informou que o seu negócio está em expansão, mas no momento a maior necessidade é automatizar as entregas e posteriormente os demais setores.

  1. GESTAO DO CONHECIMENTO

A era do conhecimento pode ser entendida como um período marcado pela conjunção e cooperação o entre inovações sociais, institucionais, tecnológicas, organizacionais, na qual a informação e o conhecimento desempenham um papel primordial e estratégico. As modificações percebidas estão relacionadas aos contextos econômicos e sociais (LASTRES;ALBAGLI, 1999).

A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. Por meio de suas praticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.

  1. Conhecimento tácito

Conhecimento subjetivo, habilidades intrínsecas a uma pessoa. É a forma do conhecimento inerente a cada pessoa em particular, não sendo fácil sua transmissão através da fala ou escrita, mas sua existência e facilmente percebida na pratica cotidiana. O conhecimento tácito pode ser entendido como aquilo que uma pessoa e capaz de realizar com eficácia e que e adquirido com as experiências de vida dessa pessoa.

  1. Conhecimento explicito

Conhecimento em que existe facilidade de codificação, transferência e reutilização. É aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado.  Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. Geralmente esta registrado em artigos, revistas, livros e documentos.

  1. Externalização

Representa a conversão de parte do conhecimento tácito de uma pessoa em alguma forma de conhecimento explicito. A ideia é que o individuo transmissor expresse o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita ou alguma representação de forma que se consiga passar este seu conhecimento a outro individuo dito receptor. Neste caso, será elaborado um manual de instruções sobre o sistema para todos os usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (388.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com