TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação De Farmacologia

Exames: Apresentação De Farmacologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE PAN AMAZÔNICA

FAPAN

CURSO DE ENFERMAGEM

TURMA: EN1 P34

Professora: Amanda Mello

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA

DEIZYMAR MENEZES NASCIMENTO

ELIETE TRINDADE RAMOS

FERNANDA TEIXEIRA

MARIA BATISTA DOS SANTOS

SANDRA COSTA

Antibióticos E Antiácidos

Belém - PA

2014

INTRODUÇÃO

Os antibióticos são substâncias químicas especificas produzida por organismos vivos. A definição do termo antibiótico também tem história. O termo inicial proposto por Vuillemin em 1889 era "antibiose" e que definia o antagonismo dos seres vivos em geral. O nome antibiótico foi primeiramente usado por Waksman em 1942, meio século após Vuillemin. O primeiro antibiótico, a penicilina foi descoberta por Alexander Fleming em 1928.

A grande importância dos antibióticos são suas aplicações no tratamento das doenças infecciosas. O uso intempestivo ou sem critérios dos antibióticos pode dificultar o diagnóstico de algumas doenças, retardarem o tratamento correto e favorecer o surgimento de bactérias resistentes.

Quanto aos antiácidos são substâncias de natureza básica que atuam neutralizando o ácido secretado pelas células parietais do estômago.

É encontrado no mercado principalmente sob a forma de associação medicamentosa, contendo composto básico alumínio, magnésio e cálcio alem dos outros componentes cuja função terapêutica é incerta (GRAHAM ET ol, 1983)

1.1 Antibiótico

Os antibióticos são fármacos utilizados para tratar infecções bacterianas, matando ou inibindo o crescimento dos microrganismos. São capazes de inibir em baixas doses, processos vitais das bactérias. (KESTER ET AL, 2008)

1.2 AÇÕES DOS ANTIBIÓTICOS NO ORGANISMO

Os antibióticos matam as bactérias, que são organismos unicelulares. Se uma delas passar por nosso sistema imunológico e começar a se reproduzir dentro de nossos corpos, pode causar doenças. Então, matamos essas bactérias para eliminar a doença.

Certas bactérias produzem compostos químicos que danificam ou debilitam partes dos nossos corpos. E o corpo, como resposta, age com o objetivo de matar as bactérias. A solução então é tomarmos um antibiótico para matar as bactérias. (UFG, 2010)

O antibiótico é um veneno seletivo, que foi escolhido porque irá matar ou inibir a bactéria desejada sem afetar as células do nosso corpo. Cada tipo diferente de antibiótico afeta bactérias diferentes de maneiras diferentes. Por exemplo, um antibiótico pode inibir a capacidade de uma bactéria específica de transformar glicose em energia ou de construir sua parede celular. E quando isso acontece, a bactéria morre em vez de se reproduzir. Ao mesmo tempo, felizmente, o antibiótico age apenas sobre o mecanismo de construção da parede celular da bactéria, deixando as células humanas intactas. (UFG, 2010)

1.3 REAÇÕES ADVERSAS:

Pode ser previsível sobre dosagem efeitos secundária interação medicamentosa, ou imprevisível (sintolêrancia, alergias, reação anafilática, idiossincrasia)

1.4 PRINCIPAIS CLASSES

Os antibióticos de interesse clínico podem ser classificados nas seguintes classes:

 Penicilinas

As penicilinas constituem um dos grupos mais importantes de antibióticos. Todas as penicilinas possuem a mesma estrutura gerais b-lactâmica tiazolidínica. A intensidade da atividade antibacteriana depende da esterioquímica da cadeia lateral. (CIBER SAÚDE, 2010)

 Cefalosporinas

As cefalosporinas são antibióticos b-lactâmicos que apresentam as mesmas características estruturais das penicilinas.

Os antibióticos do grupo das cefalosporinas são classificados por geração: a- cefalosporinas da primeira geração têm atividade contra gram-positivos e pouca atividade contra gram-negativos; b- cefalosporinas de segunda geração têm atividade melhor contra gram-negativos e algumas cefalosporinas têm atividade antianaeróbica; c- cefalosporinas da terceira geração apresentam menor atividade contra gram-positivos, porém com maior atividade contra Enterobacreriacae; d- cefalosporinas da quarta geração têm um espectro de atividade semelhante ao da terceira geração, mas com maior estabilidade à hidrólise por b-lactamases. (CIBER SAÚDE, 2010)

 Monobactamas

Os termos monobactamas são antibióticos b-lactâmicos produzidos por bactérias monocíclicas. (CIBER SAÚDE, 2010)

 Anfenicóis

Este grupo compreende o cloranfenicol e seus análogos sintéticos. São antibióticos de amplo espectro, com ação bacteriostática, mas também podem ser bactericidas dependendo das concentrações. (CIBER SAÚDE, 2010)

 Tetraciclina

A tetraciclina se caracteriza pelo esqueleto do octaidronaftaceno, sistema formado de quatro anéis condensados, e pelo seu amplo espectro de ação. (CIBER SAÚDE, 2010)

 Aminoglicosídios

Os antibióticos aminoglicosídios constituem um grupo de carboidratos básicos, capazes de formar sais cristalinos e hidrossolúveis. Esta classe inclui tanto os antibióticos aminoglicosídicos, que contêm um amino açúcar, como os antibióticos que possuem um ciclitol ou aminociclitol. (CIBER SAÚDE, 2010)

2.0. Antiácidos

Os antiácidos são medicamentos que aumentam o ph gástrico, neutralizando o ácido clorídrico (HCl) liberado pelas células gástricas (células parietais). São amplamente empregados na medicina humana (automedicação). O autodiagnóstico com subseqüente automedicação é perigoso, uma vez que o problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com