TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arborizaçao Urbana: Espécies Apropriadas

Pesquisas Acadêmicas: Arborizaçao Urbana: Espécies Apropriadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

A arborização é de fundamental importância em qualquer planejamento urbano, pois tem funções importantíssimas. As plantas captam, absorvem, refletem e transmitem a radiação solar melhorando a temperatura do ar do ambiente urbano. No entanto, a eficiência do processo depende das características da espécie utilizada, tais como a forma da folha, a densidade foliar e o tipo de ramificação. No inverno, significa um aumento do resfriamento do ar, por essa razão em regiões muito frias deve-se optar por espécies caducifólias para os projetos de arborização das ruas e avenidas. Os danos provocados pela poluição atmosférica podem ser muito significativos, dependendo principalmente das espécies utilizadas e dos índices de poluição. O cadastramento e controle das ruas e praças (dimensões, localização das redes e outros serviços urbanos, identificação das árvores, data do plantio e época de poda) possibilitam uma melhor implantação da arborização urbana. Devem-se preferir as espécies nativas da região contribuindo assim para sua preservação.

A arborização urbana é de fundamental importância para uma qualidade de vida melhor para os moradores das grandes cidades, uma vez que traz benefícios sócio-ambientais como diminuir o efeito da elevação da temperatura, diminuição da poluição sonora, melhoram a qualidade do ar pelo seqüestro do gás carbônico, embelezam as cidades com o aumento de áreas verdes e flores atraindo assim um maior número de turistas em cidades turísticas, além de atraírem um maior numero de aves e insetos polinizadores aumentando assim a avifauna da cidade.

Embora de grande importância para o bem estar da população deve-se tomar cuidado na implantação de qualquer projeto de arborização urbana, uma vez que se as espécies utilizadas não tiverem sido escolhida com cuidado e plantadas nos locais mais adequados essas plantas podem vir à causar transtornos para a população. Dessa forma deve-se realizar um estudo muito cuidadoso das condições de solo, clima, e vegetação já existente nas vias publicas de uma cidade antes de um projeto de arborização ser implantado, pois é através desses estudos que se poderá escolher as espécies mais adequadas a cada um dos locais onde o projeto será implantado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com