TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Area Social

Pesquisas Acadêmicas: Area Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

ESTADO, GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE

Dar uma definição do que seja a globalização não é uma tarefa fácil, uma vez que envolve uma série de fatores históricos, econômicos, políticos, culturais e sociais. Entretanto é possível explicá-la por meio da observação e interpretação de vários acontecimentos que vem ocorrendo no mundo e de seus impactos nas sociedades humanas.

Pensando historicamente, é possível afirmar que a globalização no mundo ocidental teve origem a partir das grandes navegações européias, dentre elas as portuguesas, espanholas, inglesas e francesas, ocorridas nos séculos XV e XVI, cujo propósito era navegar em alto-mar, afastando-se do litoral europeu, motivados pela política colonial de expansão territorial, busca de metais preciosos, de matéria-prima e de produtos que pudessem ser comercializados, além de novos mercados, o que lhes permitiu chegar às terras americanas, africanas, asiáticas e, posteriormente, da Oceania.

Em vista disso podemos dizer que, com as Grandes Navegações houve a ampliação do horizonte geográfico europeu, ou seja, ocorreu um processo de europeização dos diversos lugares que foram colonizados pelos países europeus. Deu-se, assim, a adoção dos costumes e hábitos de outra terra. Porém, esse processo não ocorreu espontaneamente, mas do contrário, através da imposição da cultura européia e do modo de organizar a economia, tendo como base o nascente capitalismo.

Tudo isso só foi possível, também, graças à formação das monarquias nacionais ou estados nacionais, que com o advento do comércio a partir do século XII começou a enriquecer um grupo de pessoas, os burgueses, principalmente através do comércio. Essa burguesia vai consolidando-se aos poucos e quanto mais enriquece, mais sedenta fica de capital, quebrando o monopólio do feudalismo, surgindo como classe importante e decisiva para a formação dos estados absolutistas. Há nesse momento histórico a formação de uma nova sociedade, que ao estruturar-se precisa de mais espaço para a competição que começa a surgir entre esses grupos. Quem tem mais poder econômico provavelmente teria mais poder de barganha.

Com essa sede de ganhar mais em menos tempo, alargam-se os horizontes europeus e a busca de mercados, de matéria-prima, de metais preciosos, faz com que todos estejam imbuídos de fazer a transformação, mesmo considerando que outros aspectos foram importantes, principalmente através do fechamento do Mediterrâneo.

Globalização econômica, o aspecto mais duro e perverso do capitalismo

Pensando o contexto da globalização podemos afirmar que através desse sistema de desenvolvimento capitalista houve um processo de exclusão social e cultural dos indivíduos em escala mundial e astronômica, onde várias teorias buscaram explicar esse fenômeno econômico, o qual foi capaz de modificar radicalmente o cotidiano dos indivíduos, “através da conquista do mercado mundial e da exploração da força de trabalho, os grupos hegemônicos vão impondo seu domínio”[1] e se firmando cada vez mais como os donos do mundo estabelecendo a (des)ordem mundial capitalista conveniente a eles.

Como se não bastasse o domínio europeu durante séculos, vivemos hoje a americanização do mundo, processo iniciado logo após o término da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e intensificando-se após a Segunda Grande Guerra (1939-1945), quando os Estados Unidos despertaram como uma superpotência industrial e financeira, passando a competir no mercado internacional com os países industrializados da Europa.

Conforme Olsson, o termo globalização é muito “recente no vocabulário da economia e da política”[2], até porque foi primeiramente utilizado por escolas de administração de empresas e tornou-se popular graças a imprensa, quando queria referir-se aos termos de economia e finanças.

O autor descreve muito bem a respeito da contextualização dos temos empregados quando queremos falar de política, economia ou finanças mundiais, diferenciando os termos globalização, internacionalização e mundialização. Segundo ele, globalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com