TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No Contexto Do Serviço Social, Para Um Profissional Que Atua Nesta área, O Que é Política? Este Texto Comporá O Artigo Científico.

Artigos Científicos: No Contexto Do Serviço Social, Para Um Profissional Que Atua Nesta área, O Que é Política? Este Texto Comporá O Artigo Científico.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  1.411 Visualizações

Página 1 de 3

O que e cultura?

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do arroz etc.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Tropa de Elite( brasil 2007, direção Jose Padilha).

Tropa de Elite,, mostra o Brasil de hoje. Precisamente, o Rio de

Janeiro de 1997, por ocasião da visita do papa João Paulo II. O pano de fundo é

totalmente diverso: favelas, tráfico de drogas, corrupção policial e, por fim, as

entranhas do Bope, a tropa policial de elite que dá título ao filme. Se o inferno

tivesse alguma feição, com certeza seria algo semelhante ao que o diretor nos faz

ver. Nos guetos marginais das favelas, miséria socioeconômica e miséria moral

dão-se as mãos na corrida desenfreada de delinqüentes e policiais para provar

quem consegue ser mais violento.

Tortura, sanguinolência, delação, falta de escrúpulos, tudo fede à mais estúpida

desumanidade. José Padilha não poupa talento e recursos dramatúrgicos para

deixar-nos cara a cara com o que de mais macabro produzimos em matéria de

desrespeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com