TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armas Biológicas na Guerra Fria

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A Guerra Fria foi uma luta ideológica entre o comunismo versus capitalismo, a fim de disputar a liderança mundial, sendo representada pela União Soviética e os Estados Unidos. Após o período pós-guerra os países aliados se reuniram na Conferência de Yalta para discutirem a organização do cenário político e econômico, mas diante das profundas distinções ideológicas, políticas e econômicas essas nações acabaram criando um clima de visível antagonismo.

A União Soviética como uma grande potência possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada. Já os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. A expressão guerra fria define bem a situação existente naquele contexto porque as duas potências não chegaram a se enfrentar diretamente em um conflito armado. O fato de que ambas as potências possuíam a bomba atômica foi fundamental para que um conflito direto não acontecesse entre elas, pois sabia-se que uma vez iniciada uma guerra de fato, essa não acabaria sem a destruição total do inimigo ou talvez de boa parte do planeta.

Chegamos então na questão que iremos abordar nesse documento, pois como sabemos as demais potências tinham grandes investimentos em tecnologia e armas. E como por meio desses recursos eles já possuíam bombas atômicas, nada os impediriam de possuir também armas biológicas.

Pesquisas importantes no ramo da guerra biológica foram feitas durante o período da Guerra Fria, pelos americanos, russos e muito provavelmente por outras grandes nações, apesar de tais armas nunca terem sido de fato usadas. A despeito dessa afirmação, a China e Coréia do Norte chegaram a acusar os Estados Unidos de realizarem enormes testes de campo durante a Guerra da Coréia (de 1950 a 1953), mas essa acusação nunca foi comprovada. Mas caso essas armas fossem usadas durante esse período, quais consequências elas poderiam trazer e elas como agiriam?

O que são armas biológicas?

As armas biológicas são armas que transportam microrganismos vivos como bactérias, vírus ou fungos para que na hora do impacto disseminem doenças contagiosas e dizimem populações inteiras. Além de ter o intuito de matar ou de incapacitar seres humanos, esse tipo de arma pode afetar também a vida de animais ou plantas que estejam em contato com elas. Mas claro isso vai depender do tipo de arma usada. Sendo mas especifico essa bio-arma carrega em si organismos vivos ou replicados, àpartir de vírus que se reproduzem, ou se replicam, dentro das vítimas hospedeiras.

Em uma guerra essas armas podem ser usadas de várias maneiras para a obtenção de vantagens técnicas ou estratégicas sobre um adversário, tanto como ameaça quanto como o seu uso de fato. Assim como algumas armas químicas como por exemplo o “gás mostarda”, as armas biológicas também podem ser usadas como uma forma de se evitar o progresso de inimigos sobre uma grande porção de terra. Esses agentes biológicos podem ser não-letais quanto letais, e podem ser direcionados contra um único indivíduo, a um grupo de pessoas, ou até mesmo contra uma população inteira

Um exemplo de ataque com arma biológica bem conhecida aconteceu anos antes do inicio da Guerra Fria, onde durante a Segunda Guerra Mundial o Japão usou uma arma biológica contra a China contendo a bactéria yersínia pestis, conhecida como responsável por causar a peste bubônica e que é normalmente transmitida por ratos.

Ação de uma arma biológica no organismo

A Ação em um organismo vai depender do tipo de microrganismo usado naquela arma. A peste bubônica ou peste negra como é conhecida popularmente é uma das formas mais temíveis por causa da alta infecciosidade, transmissibilidade e mortalidade. A ação da bactéria faz com que em três dias os sintomas já apareçam, fazendo com que a doença atinja o apogeu em uma semana, período em que a pessoa pode até morrer. Começa com um quadro de gripe, depois aparecem pústulas e gânglios generalizados no corpo e ulcera na pele, bastando uma pessoa infectada pra acabar contagiando todas as outras que estão em seu contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com