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Arquitetura De Ferro

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Por:   •  14/10/2014  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

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Arquitetura do Ferro

Surgindo como sistema construtivo nos finais do século XVIII, o ferro protagonizou em grande parte o desenvolvimentoda arquitetura do século XIX e XX. Permitindo grande economia de meios e de tempo, associadas à grande liberdadeformal e às quase ilimitadas possibilidades estruturais, a Arquitetura do Ferro encontrou em engenheiros como GustaveEiffel alguns dos seus maiores projetistas. As primeiras tentativas e experiências de produção em massa de peçasmetálicas tiveram lugar na segunda metade do século XVIII. A Inglaterra, um dos países mais industrializados da altura,assumiu um papel pioneiro e determinante neste processo. O ferro, que até então era utilizado na arquitetura ora comoelemento decorativo, ora sob a forma de tirantes em tensão, ora como sistema de ligação das cantarias, passa a serfundido, o que permitiu grande liberdade na execução de peças que funcionassem à compressão.Em 1775 foi construídaem Inglaterra a primeira ponte usando estrutura em ferro. A Pont des Arts em Paris, projeto de De Cessart e Dillon,construída entre 1801 e 1803, a emblemática Ponte de Brooklyn, em Nova Iorque, de John A. Roebling (1869-1883) ou aPonte de D. Maria Pia (1876), no Porto, de Gustave Eiffel, representam momentos fundamentais na fixação dasformidáveis potencialidades deste material.O desenvolvimento dos meios de transporte, em especial do caminho deferro, teve como consequência, para além da construção de inúmeras pontes em ferro, a criação de novosequipamentos públicos como as estações de comboios.

Alguns edifícios industriais dos inícios do século XIX empregavam já perfis em T formando vigas que suportavampequenas abóbadas de tijolo maciço embebidas em betão sobre as quais assentavam os pavimentos. O ferro permitiureduzir os suportes, criando sistemas porticados em grelha que aumentavam bastante as possibilidades de invençãoformal e espacial e que remetiam, de certa forma, para a solução de esqueleto estrutural do estilo gótico. Mais tarde, oferro foi também aplicado a outros tipos de construção, aparecendo inclusivamente em edifícios religiosos. Um dosexemplos mais significativos deste sistema construtivo é o Pavilhão Real de Brighton, projetado em 1814 por John Nash,em estilo revivalista de referências indianas.A associação de elementos estandardizados em ferro, constituindo aestrutura portante dos edifícios, com pranchas de vidro em forma de membranas translúcidas, que encontram na estufaa sua raiz construtiva e figurativa, permitiu a construção de grandes organismos, como o Palácio de Cristal de Londreserguido por Joseph Paxton em 1851 ou os pavilhões da Exposição de Paris de 1889, de que se destacou a Galeria dasMáquinas de Victor Contamin e de Charles Louis Ferdinand Dutert. O símbolo máximo dessa exposição, a Torre Eiffel,testemunhava e concretizava as conquistas da técnica e o progresso da indústria das nações ocidentais de finais doséculo XIX.Gradualmente, à medida que se estabilizavam os conhecimentos técnico-construtivos, a arquitetura do ferrovai encontrando as suas formas específicas de expressão estética. Na segunda metade do século XIX foram construídosimensos edifícios públicos, de carácter monumental, que utilizam estruturas em ferro. Henri Labrouste realizou váriosprojetos para equipamentos públicos nos quais empregava este sistema construtivo, como as bibliotecas

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