TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Religiosa Barroca

Exames: Arquitetura Religiosa Barroca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura religiosa barroca

Catedral do Santíssimo Salvador - Localizada na Praça São Salvador s/nº, é o Templo principal da Diocese de Campos, em estilo neoclássico, destaca-se pelo conjunto de 32 vitrôs ricamente trabalhados. A bela fachada principal tem um vão coberto sustentado por quatro colunas. O prédio atual foi inaugurado em 1935.

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Localizada na Rua 13 de Maio, 44, é considerada por historiadores como a "jóia do estilo barroco colonial". Foi erguida em 1752. Seu teto é todo trabalhado com desenhos dourados e quadros pintados a óleo que retratam passagens da vida de Cristo.

Igreja São Francisco de Assis - Localizada na rua 13 de Maio, 182, possui acervo de arte sacra barroca. No local, foi celebrada a primeira missa de Campos dos Goytacazes, no ano de 1652. Em seu pátio, fica o marco de fundação da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes.

Igreja de São Benedito - Localizada na Praça Dr. Nilo Peçanha, pertence à Irmandade de São Benedito, uma das instituições religiosas mais antigas em Campos. Foi organizada por negros e mulatos (escravos libertos) entre os anos 1678 e 1695. Teve seu primeiro compromisso aprovado em 1743 e confirmado em 1773 por Dom José I, Rei de Portugal.

Igreja de Santa Efigênia - Localizada na rua Marechal Floriano, bem na esquina com a rua Tenente Coronel Cardoso, pertence à Irmandade de Santa Efigênia ou Infigênia. Sua construção foi iniciada em 1853 e concluída (reformada) em 9 de outubro de 1870. Foi a primeira igreja construída na localidade, depois que Campos foi elevada à categoria de cidade em 1835.

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Localizada na Praça do Rosário, pertencia à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e foi construída no Século XVIII, aproximadamente entre os anos de 1720 e 1740.

Igreja Nossa Senhora da Lapa - Localizada na Av. Rui Barbosa, 805, foi construída em 1748. Já funcionou como seminário e anexo do Quartel do Destacamento dos Milicianos. Conta a lenda, que um sino desta igreja, caído no Rio Paraíba do Sul, abriga um jacaré gigante, o Ururau. Sua localização proporciona uma bela vista panorâmica de Campos.

Historia de campos dos Goytacazes

Com a mais vasta área do Estado do Rio de Janeiro, os campos dos índios Goytacazes (termo que, trazido para o português, pode significar “corredores da mata” para uns ou “índios nadadores” para outros), faziam parte da capitania de Pero de Góis da Silveira, conforme consta na Carta de Doação de 28 de agosto de 1536.

Em 1837, com o aparecimento da ferrovia, facilitou a circulação transformando o município em centro ferroviário da região. A grande riqueza de Campos no séc. XIX pode ser creditada à expansão da produção açucareira, inicialmente apoiada nos engenhos a vapor, mais tarde substituídos por usinas. Em 1875, a região contava com 245 engenhos de açúcar e, por volta do ano de 1879, foi construída a primeira usina, batizada como Usina Central do Limão. Entretanto, várias dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com