TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO-ARQUITETURA BARROCA

Ensaios: FICHAMENTO-ARQUITETURA BARROCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE

DEPARTAMENTO

DISCIPLINA

PROFESSOR

ALUNO

FICHAMENTO

ARQUITETURA GÓTICA

CIDADE-ESTADO

MÊS DE ANO

REFERÊNCIA

CITAÇÃO

OBSERVAÇÕES

pp. 233

“O termo “gótico” foi aplicado pela primeira vez no século XVII para se referir a projetos que não se baseavam na antiguidade clássica e o rótulo era aplicado com desprezo.” Logo no começo do capítulo o autor relata como o período gótico era tratado; as pessoas veem o gótico como um período obscuro, e logo se imagina que as construções eram desta forma também. Porém, ao se estudar o assunto pode-se conhecer a arquitetura de forma mais completa e perceber suas belezas.

pp. 233

“Há contudo, outros elementos típicos exclusivos das edificações góticas, como as arcobotantes, as janelas com rendilhado e pilares ou colunas fasciculados, que servem como marcas registradas do estilo.”

O novo estilo veio com diversas transformações e estas foram as características mais relevantes na construção da época, este trecho o autor cita características marcantes desta fase.

pp. 233 “... os arcos ogivais, as abóbadas nervuradas e os arcobotantes. Os arcos ogivais ou apontados são boas aproximações das curvas catenária que representam a linha das forças de compressão que agem sobre qualquer arco, portanto,, eles exercem menor empuxo para fora ou esforço de tombamento sobre a estrutura.”

Esta foi uma nova técnica empregado no período, que dava maior resistência a estrutura, já que a pressão para fora era menor.

pp. 234

“Uma vez que as construções góticas concentram as cargas nos pilares em vez de distribuí-las uniformemente pelas paredes, a necessidade de reforços em pontos específicos é fundamental.” O trecho citado conta como a técnica empregada foi transformada, nesta etapa. Os arquitetos deste período desenvolveram uma nova forma para diminuir o peso sobre os pilares e criaram o contraforte externo, esta fase da arquitetura foi uma fase de coleção de novas técnicas estruturais ligado a beleza e leveza das construções.

FAZIO; Michel; MOFFETT; Marian; WODEHOUSE, Lawrence. A arquitetura Gótica. In:_. A história da Arquitetura Mundial. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011. pp, 233-267

pp. 234

“O estilo Gótico originou-se no norte da França, na região em torno de Paris conhecida como lhe-de-france. Esta área possuía relativamente poucas edificações românicas, então talvez por isso mais propícia a inovações do que outros locais.” O autor conta neste fragmento o local onde se deu origem ao gótico, nos outros locais possuíam mais prédios do período românico então acredita-se que possuía o medo pela mudança, já na região citada era mais fácil a aplicação desta mudança estrutural, porque puderam inovar sem medo de assustar as pessoas que já eram habituados com os modelos já predefinidos pela fase anterior (românico).

“Duas décadas após sua consagração, havia igrejas góticas em construção em vários locais da lle-de-france , tanto para monastérios como, cada vez mais, para as catedrais das cidades que cresciam.” O autor fala que após a reforma da abadia de Saint Denis a arquitetura gótica começou a se espalhar, a abadia possuía uma ótima qualidade na luz na parte do coro e foi o que chamou atenção das autoridade da época.

pp. 236

“Duas catedrais do Gótico Primitivo no norte da França são especialmente interessantes” As catedrais das quais o autor se refere são: Catedral de Notre-Dame de Lone Notre-Dame de Paris. A Catedral de Laon era uma edificação pequena e se houve a necessidade de aumenta-la e assim empregaram as novas técnicas, mas o texto cita que os arquitetos foram cautelosos ao usarem essa nova técnica. Notre-Dame de Paris foi construída para substituir uma basílica. As duas passaram por muitas transformação com o decorrer do tempo, apesar disso as características de seus interior em grande parte foram preservadas.

pp. 241

“O período de exploração por tentativa e erro estava terminado; o Gótico Pleno ou Gótico Maduro que seguiu testemunhou a construção de igrejas características e estruturais cada vez mais refinadas.” Esta citação fala que o gótico atingiu sua plenitude, pois agora eles construíam sem medo de errar porque detinham conhecimento sobre as técnicas, e as igrejas se tornavam mais grandiosas.

pp.241

“[...] cujos arcobotantes foram planejados desde o início, de modo que as galerias se tornaram desnecessárias.” O autor fala sobre a técnica empregada na primeira catedral do Gótico Pleno (Catedral de Notre-Dame de Chartres), agora sem medo de errar eles aplicavam diversas técnicas e contemplavam sua beleza esplêndida

pp. 241

“O espirito geral rapidamente de pesar para júbilo, pois os moradores interpretaram o incêndio como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com