TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Art Nouveau No Brasil

Monografias: Art Nouveau No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 2

Art Nouveau no Brasil[editar | editar código-fonte]

O Brasil não escapou da influência do Art Nouveau. Na arquitetura, o sueco Carlos Eckmann projetou e construiu em 1902 a mansão para residência da Família Alvares Penteado. Doada à USP em 1949, a luxuosa construção de dois pavimentos, com mais de 60 cômodos, é hoje a sede da Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU-USP e um dos últimos prédios remanescentes em São Paulo de arquitetura Art Nouveau.

No cenário das artes plásticas, o estilo Art Nouveau, de natureza eminentemente decorativa, tanto no campo teórico como na pintura, foi introduzido no Brasil por Eliseu Visconti.1 O interesse pelas artes decorativas levou o artista a frequentar em Paris, entre 1894 e 1897, o curso de artes decorativas de Eugène Grasset, uma das mais destacadas expressões do Art Nouveau na Europa. A influência do estilo fez-se sentir em diversas pinturas de Visconti, notadamente nas decorações que o artista executou no interior do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Mas foi a percepção do Art Nouveau como relação estreita entre arte decorativa e indústria que levou Visconti a tornar-se um pioneiro do design no Brasil. Ainda em 1896, Visconti produz a ilustração para a capa do primeiro número da Revue du Brésil, revista bimensal que eminentes homens públicos fundaram após a Proclamação da República, editada em diversas línguas e distribuída em todos os países da Europa. Através da ilustração da capa da Revue du Brésil, Eliseu Visconti introduz o Art Nouveau nas artes gráficas do Brasil. Ao retornar da Europa, em 1900, Visconti exibe, em sua primeira exposição individual, diversos trabalhos de arte aplicada à indústria, com forte presença do estilo Art Nouveau: objetos em ferro, cerâmica, trabalhos de marquetaria, vitrais, estamparia de tecidos, papel de parede e couro cinzelado. Em 1903, o artista projetaria uma coleção de dezesseis selos e bilhetes postais, vencedora do concurso aberto pelos Correios, utilizando a figura feminina como tema, maior exemplo de seu design no estilo Art Nouveau.

Artistas brasileiros que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922, como Di Cavalcanti e Brecheret, também revelam alguns reflexos da Art Nouveau em seus trabalhos. Para Mário de Andrade, “se outros motivos não existissem, bastava o Art Nouveau para justificar a Semana de Arte Moderna.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com