TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Art Nouveau, Man Ray E David Lachapelle

Monografias: Art Nouveau, Man Ray E David Lachapelle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 9

Art Nouveau

A designação Art Nouveau apareceu em 1895, como nome de um estabelecimento comercial especializado nas últimas criações do novo estilo que regia a severidade do estilo vitoriano conhecido na França como Luís Felipe e Napoleão III. Em 1900, a denominação Art-Nouveau já estava largamente empregada, principalmente no campo da joalheria. A arte japonesa é a que mais o influenciou, com seus motivos retirados das formas da natureza, seus motivos florais: o nenúfar, as ninfeias, os grandes crisântemos aparecem na decoração. A delicadeza dos gestos femininos é utilizada com frequência e os temas religiosos praticamente não existiram, nesta época apareceram algumas imagens fundidas em bronze que recebiam banho de ouro e tinham detalhes em marfim. Nesse mesmo período, na Inglaterra, é criado um estilo de gosto medieval, de conteúdo místico que ficou conhecido como Arts and Crafts e sua maior figura foi William Morris.

A fase final deste período é conhecida como Liberty, sobrenome de Arthur Liberty, dono da firma Liberty Company, que vendia as únicas novidades do mobiliário e objetos de moda pertencente ao estilo Art-Nouveau, devido a criações inglesas, onde as formas curvas foram substituídas por motivos geométricos, que influenciarão o estilo que se segue - o estilo Art Déco.

Top Hat Ice Cream Bob Staake – Art Deco.

No Brasil o estilo Art-Nouveau chegou ao raiar deste século. Os salões dourados de gosto francês, o mobiliário em madeiras preciosas é guarnecido de bronze em forma de frutos, grinaldas, laços. Na iluminação grandes lustres de bronze guarnecidos de tulipas e cristal Baccarat, lustres de Gallé e de Lalique, abajures em forma de cogumelos, de Gallé e da Tyffany, que fazia lustres em vidros coloridos tipo vitrô. As porcelanas francesas aparecem com decorações do estilo e monografadas com as iniciais da família. As cerâmicas artísticas são de origem alemã, francesa e inglesa. Os azulejos e ladrilhos eram geralmente em relevo com motivos Art-Nouveau. Na arquitetura, o gosto francês fez aparecer entre nós o gênero Palacete e a obra máxima desta época foi à construção do teatro Municipal, imitando a Ópera de Paris.

Teto da Confeitaria Colombo. Fonte: Acervo da Prof.ª Ana Laura Vilella.

Cartazes da Art Nouveau

Os cartazes na Art Nouveau surgiram no início da década de 1890, para fugir da ideia de restrição da pintura em cavalete. A preferência dos artistas eram os painéis decorativos, onde pudessem usar maior liberdade com os diversos materiais, buscando produzir relevos e texturas. As litografias e xilogravuras em preto-e-branco e em cores também eram utilizadas pelos artistas. Alguns chegaram até mesmo a desenhar letras, que complementavam os cartazes.

No início da década de 1890, Pierre Bonnard, que trabalhava com a pintura de cavalete, resolveu produzir cartazes. Bonnard destacou-se como um dos mais importantes artistas das artes gráficas, através das suas ilustrações, como as que produziram para a revista La Revue Blanche. Mas a arte dos cartazes já estava presente, graças a Jules Chéret, seu precursor. Com o cartaz que Bonnard fez para a firma de vinho France-Champagne, em 1891, a arte dos cartazes se tornou mais consolidada, devido à ousadia de seu desenho.

France-Champagne - Pierre Bonnard.

A partir desse momento os cartazes começaram a ter grande destaque na época, e começaram aparecer em vários lugares públicos, cabarés e cafés, para fazer propagandas publicitárias, e em cartazes de teatro.

O principal interesse dos artistas do período era a arte gráfica, pois ela lhes permitia alcançar um público mais amplo através de ilustrações de jornais e revistas ou cartazes.

Elementos representados nos cartazes

Os elementos quase sempre são formas femininas, delicadas, formas retiradas da natureza; como florais, linhas orgânicas, sinuosas, assimétricas. A tipografia foi bastante utilizada nos cartazes, modernizou a tipografia desenhando novas formas de letras.

[1] [2] [3]

[1] Cycles Perfecta, Mucha – [2] La Dame aux Camélias, Alexandre Dumas - [3] Gismonda, Victorien Sardou’s.

Man Ray

Man Ray, cujo nome de batismo era Emmanuel Radnitsky, nasceu em 1890, na Filadélfia, Pensilvânia. Em 1897 sua família mudou-se para o Brooklyn, Nova Iorque, onde começou a entrar em contato com o mundo das artes.

Nova Iorque foi essencial para sua formação artística. Em 1913 se formou em Desenho Industrial, e passou a pesquisar vários materiais, aplicando-os à pintura. Aqui seria o começo de sua paixão pela escultura e pela execução de trabalhos que compreendiam a junção de objetos do cotidiano.

Começou a frequentar a galeria 291, do grupo Foto-Secessão do fotógrafo Alfred Stieglitz (1864-1946), passarela de artistas e público e também campo de batalha para novas ideias na arte e liberdade de criação. Esse grupo defendeu “o Abstracionismo e as possibilidades bem distantes dos códigos do real” e trouxe para Nova York artistas da arte moderna européia, como Rodin, Matisse, Cézanne, Picasso e Brancusi, entre outros. Na verdade, eles fizeram um intercâmbio cultural entre artistas americanos e europeus.

Kiki de Montaparnasse retratada por Man Ray en 'Noire et blanche'.

A estadia de Man Ray em Nova Iorque foi muito proveitosa, pois lá conheceu os trabalhos de Marcel Duchamp e Picabia. Assim, iniciou-se no movimento Dadá colaborando para a revista New York Dada. Contudo, sua amizade com Duchamp foi decisiva para sua formação cultural, e eles se tornaram amigos e cúmplices até a morte do artista francês em 1968.

Man Ray comprou sua primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com