TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Na Pré História

Exames: Arte Na Pré História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

Arte na Pré Historia

-Pintura Ruspestre:Arte Rupestre é o mais antigo tipo de arte da história. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior. A arte rupestre é encontrada em todos os continentes.

As principais obras eram desenhos e pinturas, tendo como tela as paredes e tetos de cavernas. Eram representados, principalmente, animais selvagens, linhas, círculos e espirais. Seres humanos eram mais representados em situações de caça. Ossos, pedras e madeiras eram utilizados em esculturas.

-Construções arquitetônicas:Não se pode falar de uma arquitetura pré-histórica no sentido artístico, apesar de seu caráter funcional. Os primeiros homo sapiens refugiavam-se nos lugares que a natureza lhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao pé de montanhas ou até no alto delas.

Monumetos Megalíticos: Dolmen:dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba.

Meniris: são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical.

Cromlech:são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.

Escultura: escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas.

Brasileira e Tocantinense:Artefatos de pedra lascada indicam a presença humana na região há pelo menos 12 mil anos. São vestígios associados a comunidades que viviam da caça e da pesca. Também foram encontrados em alguns sítios tocantinenses artefatos de cerâmica que revelam comunidades conhecedoras do cultivo entre 2.400 e 800 anos atrás. Acredita-se na possibilidade de o rio Tocantins ter servido como eixo de penetração dos grupos ceramistas vindos da Amazônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com