TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes De Barroco

Monografias: Artes De Barroco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 3

1. A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas logo alcançou outros países da Europa, atingindo também o continente americano por meio da ação de colonizadores portugueses e espanhóis. Sobre o Barroco, assinale com um (X) a única alternativa incorreta.

a.( ) Foi um movimento influenciado pela Contrarreforma.

b.( ) A arte barroca é cheia de detalhes, beirando o exagero.

c.( ) O homem do período Barroco oscila entre os prazeres da carne e as imposições religiosas.

d.( ) Entre as obras que melhor expressa o empenho da Igreja em revigorar seus princípios doutrinários está O Juízo Final de Michelangelo.

e.( ) A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.

2. O Barroco foi introduzido no Brasil no início do século XVII pelos jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. Em relação ao Barroco brasileiro, julguemos itens em certo (C) ou errado (E):

a.( ) O enriquecimento provocado pela mineração e a forte religiosidade dos povos das minas favoreceram o desenvolvimento das artes em Minas Gerais.

b.( ) Na escultura, as obras eram feitas geralmente em madeira ou pedra sabão e estavam ligadas à religiosidade.

c.( ) Um dos principais representantes do Barroco brasileiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, chamado de Aleijadinho.

d.( ) Na pintura, destacou-se Manuel da Costa Ataíde. Sua obra de maior destaque está no teto da nave da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, realizada entre 1800 e 1809.

e.( ) O grande expoente da arte barroca efetivou-se na arquitetura das igrejas e em seus adornos.

3. O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. De acordo com os textos estudados, quais eram os princípios básicos da arte Neoclássica?

4. O termo realismo, de uma maneira geral, é utilizado na História da Arte para designar representações objetivas, sendo utilizado como sinônimo de naturalismo. Normalmente implica numa não idealização dos objetos representados e numa preferência por temas ligados ao homem comum, bem como a existência cotidiana.

Sobre a Arte no Realismo, julgue os itens a seguir em (C) certo ou (E) errados:

a.( ) O realismo repudiava a artificialidade romântica.

b.( ) A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade.

c.( ) Valorização dos sentimentos e da imaginação.

d.( ) Ao artista realista não cabia “melhorar” a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.

e.( ) Auguste Rodin foi um grande escultor desse período e a característica principal em sua obra, é a fixação do momento significativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com