TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Na Idade Media

Artigo: Artes Na Idade Media. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

Arte da Idade Média

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Farm-Fresh picture frame.png

História da arte

Por período

Pré-história[Expandir]

Antiguidade[Expandir]

Idade Média[Expandir]

Idade Moderna[Expandir]

Arte moderna[Expandir]

Arte contemporânea[Expandir]

Por expressão artística

Arquitetura Pintura Escultura - Design Literatura - Música Teatro Cinema

v • e

A arte da Idade Média insere-se no período que, convencionalmente, se chama de Idade Média. A Igreja Católica assume neste período um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temática religiosa.

Índice [esconder]

1 Estilos

2 Expressões artísticas

2.1 Arquitetura

2.2 Literatura

2.3 Música

3 Referências

4 Bibliografia

5 Ligações externas

Estilos[editar | editar código-fonte]

'Periodização'

Meister der Schule von Nowgorod 001.jpg Arte bizantina - Arte cristã do Império Romano do oriente, desde a transição da capital para Constantinopla à sua conquista em 1453 pelos turcos.

- Influência da arte romana e da arte oriental.

- Arquitectura religiosa (cúpula), pintura e mosaico de carácter bidimensional e simbólico (ícones).

Período pré-românico

British Museum Harem wall painting fragments 1.jpg Arte islâmica - Arte religiosa islâmica, extenso território (Pérsia, Síria, Turquia, Egito, Norte de África, Sicília, Península Ibérica). Diversas influências.

Palácios, mesquitas, arquitectura com base na geometria e matemática, mármore, mosaico, azulejo, cerâmica, metal, iluminura.

- Ornamentos com base em citações do Corão (arabescos), espiritualismo, ausência da figura humana, abstraccionismo, geometrização, padrões, motivos florais e vegetais.

Ver também: Arte mourisca

Ireland-High-Cross.jpg Arte dos povos germânicos - Arte visigótica - Período da invasão pelos Visigodos da Península Ibérica entre 415 e 711 d.C..

- Arte hibérnico-saxónica e Arte anglo-saxónica - Irlanda e Grã-Bretanha, do século V ao século XII. O seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos.

Com o evento das duas grandes guerras mundiais o ceticismo imperou no mundo, com a percepção que nações consideradas tão avançadas e instruídas eram capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros. Decorre daí o conceito de que a classificação de nações mais desenvolvidas e nações menos desenvolvidas tem limitações de aplicação.

Atualmente está havendo uma especulação a respeito de quando essa era irá acabar, e, por tabela, a respeito da eficiência atual do modelo europeu da divisão histórica.

Fusão artística céltico-germânica pela influência de tribos germânicas (estilo Hibérnico-Saxão de 600 a 800 d.C.) - Mosteiros, joalharia, artefactos em metal, madeira, pedra de estilo animalista imaginativo (abstraccionismo e organicismo). - Iluminura de carácter ornamental, ausência de representação humana, geometrização e elementos zoomórficos. Ver também: Arte celta

Maior proximidade formal ao românico

Trésor de Gourdon 04.JPG Arte merovíngia - Período da dinastia franca dos merovíngios de c. 500 a 750.

Meister der Ada-Gruppe 002.jpg Arte carolíngia - Período de Carlos Magno e seus sucessores.

- Arquitectura religiosa com pinturas murais, mosaicos, baixos-relevos (Catedral de Aachen - capela palatina), surge a cripta com deambulatório, mosteiros.

- Artes decorativas, marfins, joalharia, iluminura de forte dinamismo de traço, energia ritmica.

- Herança céltico-germânica, inspiração na arte romana clássica, espírito medieval, emocional.

Meister der Bibel des Patrice Léon 001.jpg Arte otoniana - Alemanha, meados do século X a inícios do século XI. Sacro Império Romano-Germânico: Otão I e seus sucessores. Estilo que sucede ao carolíngio, do qual recebe grande influência, e que antecipa formalemente o românico.

- Arquitectura vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, portas de bronze em relevo.

- Escultura realista e expressiva. Iluminura de grande força e intensidade, variedade de matizes, clarificação da mensagem, hierarquia pela escala das figuras.

Românico e Gótico

Se Velha de Coimbra 3.jpg Arte românica -Alta Idade Média, Europa, entre século XI a século XIII.

- Arquitectura com influências romanas, arco de volta-perfeita, abóbada, planta basílical, mosteiros (Ordem de Cluny), castelos, estilo defensivo. Tectos em abóbada que substituíram os tectos de madeira; Paredes muito espessas e por muito poucas janelas, todas elas de pequeno tamanho; Paredes suportadas e consolidadas por contrafortes gigantes para dar sustentação ao edifício; A consolidação dos arcos ser feita por meio de abóbadas de cruzamento.

Ver também: Arquitectura românica | Escultura românica | Pintura românica

Cologne Cathedral.jpg Arte gótica - Baixa Idade Média, Europa, entre finais de século XII a finais de século XV com diferenças locais e temporais.

- Catedrais, arco quebrado, abóbada de cruzaria, arcobotante, vitrais, verticalismo, complexidade decorativa. O horizontalismo dos edifícios de Artes, Gizelleter sido substituído pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com