TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Qual O Papel Da Arte Na Educação Contemporânea?

Artigo: Artes Qual O Papel Da Arte Na Educação Contemporânea?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

Qual o papel da arte na educação contemporânea?

A arte segundo, segundo Favaretto, seria para a educação rígida e hierarquizada, técnica que temos hoje a uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio, e que para mudar o ser humano é necessário educar desde pequeno, daí a importância de trabalhar desde cedo os valores necessário para criar um ambiente mais descontraído e ai esta o grande desafio do professor .

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, (Brasil 1997. pg.119)

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar econhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas

Assim entendemos que a arte deve levar o aluno a Aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, o papel da arte na formação do aluno é bem mais amplo do que foi a algum tempo atrás, hoje ela tem um papel social, de ajudar a formar cidadãos mais consciente de seu papel social, comprometido com os problemas e dificuldades que envolve a sociedade contemporânea tendo a arte como aliada nas manifestações das opiniões e criticas social, como diz no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte PCN, BRASIL, 1997.

Uma função igualmente importante que o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com