TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUTAS: DA NECESSIDADE A ARTE DA ARTE AO ESPORTE.

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

LUTAS: DA NECESSIDADE A ARTE DA ARTE AO ESPORTE.

Sabe-se que há diferença entre lutas e esportes de lutas. Luta é definida como uma ação entre dois adversários que se enfrentam corpo a corpo, mediante esforço para superar e vencer. Já os esportes de lutas, embora não deixam de ter uma ligação com a luta e as artes marciais, possuem características comuns às modalidades, tais como: quantificação, superação, burocratização e institucionalização - com interferência de federações e organizações – secularização, especialização, racionalização, competição, mensuração, aplicação de conceitos científicos, comparação de resultados, regras e normas codificadas e institucionalizadas, objetivando maximizar o rendimento corporal e a espetacularização da expressão corporal; estes são alguns exemplos dessa transposição moderna de práticas seculares de combate ao esporte de lutas.

A primeira necessidade do surgimento da luta foi com a de defesa pessoal e/ou de territórios, em épocas onde se tinha a necessidade de lutar com o próximo para defesa pessoal e territorial; posteriormente foram sendo associadas a manifestações sociais, como por exemplo: utilização em rituais (comum entre os indígenas) e na preparação de exércitos para guerras (Oriente e Grécia Antiga).

Associa-se a origem do termo "arte marcial" à arte da guerra, de origem ocidental e latina, ao deus da guerra greco-romano Marte. Cabe expor, que dentre os tratados de guerra, A Arte da Guerra de Sun Tzu, considerado o mais antigo tratado de guerra existente, que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros na China, no século 1º a.C, tem importante destaque, tendo um princípio, considerado o mais importante que nos diz: "[...] é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada [...] Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores” (TZU, 2012, p. 9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com