TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Visuais

Monografias: Artes Visuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

ARTES VISUAIS

A criança usa as ARTES VISUAIS a todo o momento como forma de experimentação: Desenhos, texturas, tintas, massinha, etc.

Várias pesquisas que foram desenvolver no campo humano, mostram que a artes faz parte do desenvolvimento da criança, pois visam a livre expressão e a sensibilização. O desenvolvimento artístico é complexo e não ocorre automaticamente à medida que a criança vai crescendo, é necessária a intervenção do professor.

As crianças ao sentirem e experimentarem elaboram sentidos de suas experiências, elas aprendem sobre como faz, para que serve e etc., e vão se desenvolvendo.

ARTES VISUAIS devem ser encaradas como uma linguagem que tem uma estrutura e suas próprias características.

Base do professor: Fazer artístico, Apreciação e Reflexão.

A criança aprende a articulação sua ação, a percepção, a sensibilidade, a cognição e a imaginação.

A CRIANÇA E AS ARTES VISUAIS

A ARTE VISUAL é um saber que a criança desenvolve pouco a pouco em seu dia a dia; a criança é capaz de fazer uma leitura da imagem.

Ao final do seu primeiro ano de vida, a criança já é capaz de, ocasionalmente, manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, considerados muito mais como movimentos do que representações é a conhecida fase dos rabiscos, das garatujas. A repetida exploração e experimentação do movimento ampliam o conhecimento de si próprias, do mundo e das ações gráficas.

Muito antes de saber representar graficamente o mundo visual, a criança já reconhece e identifica nele qualidades e funções. Mais tarde, quando controla o gesto e passa coordena-lo com o olhar, começa a registrar formas gráficas e plásticas mais elaboradas.

Demais linguagens visuais: pintura, modelagem, construção tridimensional, colagens ...

No começo a criança apresenta apenas a garatuja para depois, uma construção mais ordenada, e começa surgir pequenos símbolos (figura humana, sol, casas, flores, etc.).

Na garatuja a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma opção sobre uma superfície, e ela sente prazer ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu.

No decorrer do tempo, as garatujas, que refletiam sobre tudo o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação, e podem estar se redefinindo a objetos naturais.

ARTES VISUAIS contribuem para a fantasia da criança, o faz de conta.

No inicio a criança usa o desenho como fonte ao saber, como por exemplo, sua força física, que usada ao garatujar.

OBJETIVOS

Crianças 0 á 3 anos

- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas de diversas expressões artísticas;

- Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Crianças 4 á 6 anos:

- Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;

- Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

CONTEÚDOS

- Os conteúdos estão organizados em dois blocos, que se referem: O FAZER ARTÍSTICO E APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS.

- A organização por blocos visa a oferecer visibilidade, as especificidades da aprendizagem em artes, embora as crianças vivenciem esses conteúdos de maneira integrada.

O FAZER ARTÍSTICO

CRIANÇAS O Á 3 ANOS

 Exploração e manipulação de materiais, como: lápis e pincéis de diferentes espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc. De meios, como: carvão, tinta, água, areia, terra, argila, etc. Como também de vários suportes, por exemplo: jornal, papelão, parede, chão, caixa, madeira, etc.

 Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas geográficas.

 Cuidado com o próprio corpo e dos colegas, no contato com os suportes e materiais de artes.

 Cuidados com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.

 É importante que a criança tenha todo o tipo de contato com os materiais de diversos modos: folhas de A3 e A4, folhas coloridas, pincéis, tintas, cola, etc. Tudo conforme a condição da faixa etária exige.

 É importante que o professor crie elementos junto com as crianças, como massinha, tipos de tintas, etc. E que com a ajuda do professor, a criança explore os ambientes, com vários tipos de objetos: bolas, carrinhos, giz de lousa, corda, etc. Tudo que agregue informações na vida das crianças e ajude em seu desenvolvimento cognitivo e motor, a ação da criança e sua capacidade de exploração.

CRIANÇAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com