TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrite Infecciosa

Trabalho Escolar: Artrite Infecciosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 5

Doença - Artrite Infecciosa

Fatores causadores ou de risco - Bacterias, Virus e Fungos

Formas de diagnostico -É habitual extrair uma amostra do líquido articular, tanto para detectar a presença de glóbulos brancos como para efectuar exames complementares, que determinarão a presença de bactérias e outros organismos. As culturas em laboratório são, na maioria dos casos, úteis para identificar a bactéria que causa a infecção do líquido articular, a menos que a pessoa tenha tomado antibióticos recentemente.

Principais Sinais e sintomas -Dor e rigidez nas articulações, geralmente no, ombro joelho, tornozelo, dedos, punho ou quadril

Calor e vermelhidão ao redor da articulação

Febre e calafrios

Erupção cutânea

Formas de prevenção - Proteger as articulações durante as atividades que envolvam risco de lesões, tratar infecções,

abordagem terapeutica farmacologica- Antibioticos e codeina ou estupefacieantes para aliviar a dor .

Objetivos fisioterapeuticos - manutenção da amplitude de movimento e evitar atrofias ,

Condutas Fisioterapeuticas Indicadas - Antibioticos e imobilização da articulação até que a dor comece a regredir, depois exercicios na amplitude de movimento que não implicaquem carga sobre a articulação.

Artrite Infecciosa

-Corresponde à inflamação de uma ou várias articulações, provocada pela ação de vários tipos de microrganismos, sendo uma doença potencialmente grave que necessita do internamento hospitalar do paciente para se proceder ao seu tratamento adequado.

Causas:

-Existem inúmeros microrganismos, nomeadamente bactérias, que podem provocar uma artrite infecciosa. Entre as crianças, os micróbios mais comuns são o estafilococo dourado e o Haemophilus influenzae, enquanto que nos adultos os micróbios que mais originam infecções articulares são o estafilococo, o estreptococo, o pneumococo e o gonococo. De qualquer forma, qualquer microrganismo que chegue a uma articulação, independentemente de ser uma bactéria, um vírus ou um fungo, pode provocar uma infecção.

Os microrganismos dispõem de várias vias para chegar a uma ou várias articulações. Na maioria dos casos, os microrganismos chegam a estas estruturas através da circulação sanguínea,provenientes de um foco infeccioso existente noutra zona do organismo, como uma infecção das vias respiratórias, uma infecção urinária ou uma lesão cutânea, um furúnculo, entre outros.

Para além disso, a doença pode igualmente ser provocada por uma disseminação hematogénica de algum microrganismo responsável por uma doença infecciosa geral, como a sífilis, a tuberculose, a hepatite, a brucelose, a rubéola e outras. Em menor escala, a infecção também pode ser originada por uma injecção contaminada, como acontece com os dependentes de drogas de administração endovenosa (toxicodependentes em heroína ou heroinómanos). Por outro lado, os microrganismos também podem chegar a uma articulação diretamente do exterior, em caso de traumatismos ou feridas penetrantes. Por fim, os micróbios podem disseminar-se para uma articulação por contiguidade, ou seja, a partir de um foco infeccioso adjacente num osso (osteomielite) ou no tecido celular subcutâneo.

Manifestações :

Embora as manifestações típicas das artrites infecciosas sejam a tumefacção, a dor e a limitação de movimentos da articulação afetada, estas manifestações podem evidenciar-se de maneira aguda ou crónica e adaptar diversas formas conforme o microrganismo responsável e a articulação afecada. Dado que a artrite infecciosa tem um início súbito, na maioria dos casos, que se manifesta através de sinais e sintomas locais e gerais, costuma provocar uma repentina inflamação da articulação afetada e o aparecimento de uma dor muito intensa localizada na própria articulação ou nas zonas adjacentes, em que a articulação se dilata de maneira notória e a pele que a reveste se encontra avermelhada e quente. Ao mesmo tempo, costumam surgir as manifestações gerais típicas de qualquer processo infeccioso, como febre, arrepios, mal-estar, cansaço e perda de apetite. Contudo, noutros casos, os sinais e sintomas descritos não se evidenciam de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com