TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS CARDÍACAS INFECCIOSAS

Casos: DOENÇAS CARDÍACAS INFECCIOSAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  5.625 Palavras (23 Páginas)  •  2.123 Visualizações

Página 1 de 23

ASSISTÊNCIA SISTEMATIZADA DE ENFERMAGEM NAS DOENÇAS CARDÍACAS INFECCIOSAS: ENDOCARDITE, MIOCARDITE E PERICARDITE

BELÉM

2013

CRISTIANNE DE OLIVEIRA ARRAIS SARAIVA

FABÍOLA ETEILE LOPES

ISABELA DOS SANTOS NOGUEIRA

ASSISTÊNCIA SISTEMATIZADA DE ENFERMAGEM NAS DOENÇAS CARDÍACAS INFECCIOSAS: ENDOCARDITE, MIOCARDITE E PERICARDITE

Trabalho apresentado à Divisão de Ensino do Hospital Ophir Loyola como pré-requisito para avaliação do módulo de Cardiologia da Residência de Enfermagem.

Avaliado por:

________________________________________

____/____/_____

BELÉM

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

ENDOCARDITE 05

MIOCARDITE 09

PERICARDITE 16

PROCESSO DE ENFERMAGEM NAS DOENÇAS CARDÍACAS INFECCIOSAS 20

CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIAS 24

INTRODUÇÃO

A primeira descrição de endocardite infecciosa foi feita por Lazarus Riverius, um médico italiano, em 1646. Antes da introdução da penicilina, na década de 1940, a endocardite era geralmente fatal, secundária a sepse, insuficiência cardíaca e anemia. A mortalidade para a endocardite caiu para 25% e tem-se mantido estável graças ao diagnóstico precoce, ao uso de antibióticos tópicos e intravenosos e à substituição cirúrgica por próteses de valvas cardíacas afetadas. A endocardite infecciosa (endocardite bacteriana) é uma infecção das válvulas e da superfície endocárdica do coração. A endocardite infecciosa é mais comum nas pessoas idosas, provavelmente por causa das respostas imunológicas diminuídas a infecção, das alterações metabólicas associadas ao envelhecimento e do numero aumentado de procedimentos diagnósticos invasivos, em especial na doença geniturinária. Existe uma alta incidência de endocardite estafilococica entre os usuários de drogas endovenosas, com a doença ocorrendo em sua maior parte sobre válvulas normais.

A miocardite é definida como inflamação do miocárdio que pode ser causada por uma grande variedade de agentes infecciosos e não infecciosos, como toxinas ou drogas. Apesar de sua clara definição, a classificação, o diagnóstico e o tratamento da miocardite ainda estimulam numerosos debates. Em razão de sua grande variedade de apresentação clínica inicial, os números exatos da sua real incidência na população geral são desconhecidos. A realização do diagnóstico de certeza de miocardite não é fácil, devido à ausência atual de um método diagnóstico não invasivo considerado “padrão-ouro”. A miocardite também pode ser uma das grandes responsáveis pelas mortes súbitas que ocorrem em adultos jovens com menos de 40 anos de idade. Dados recentes demonstram uma incidência de 8,6 a 12% entre os indivíduos que vieram falecer deste evento.

A pericardite aguda é uma inflamação súbita do pericárdio que muitas vezes é dolorosa e provoca o derrame de líquido e de produtos do sangue, como a fibrina, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, no espaço pericárdico.

A pericardite aguda ocorre por várias causas, desde infecções virais (que podem provocar dor, mas que são de curta duração e, geralmente, não deixam qualquer sequela) até um cancro com risco de morte. Outras causas podem ser a SIDA, um infarto do miocárdio, uma cirurgia cardíaca, o lúpus eritematoso sistémico, a artrite reumatóide, a insuficiência renal, feridas, a radioterapia e uma perda de sangue procedente de um aneurisma aórtico (uma dilatação da aorta em forma de bolsa).

Dessa forma, este trabalho visa abordar os principais aspectos fisiopatológicos destas doenças cardíacas infecciosas, bem como traçar a assistência sistematizada de enfermagem para as mesmas.

ENDOCARDITE

 Fisiopatologia

A endocardite infecciosa é provocada pela invasão direta por bactérias ou outros organismos e leva a deformidade dos folhetos valvares. Os microorganismos causais incluem bactérias (estreptococos, enterococos, pneumococos e estafilococos), fungos, riquétsias, Streptococcus viridans. Em geral, a endocardite infecciosa desenvolve-se em pacientes que apresentam história de cardiopatia valvular. Em maior risco estão os pacientes com cardiopatia reumática ou prolapso da válvula mitral e aqueles que possuem próteses valvulares.

A endocardite adquirida em hospital ocorre com maior frequência em pacientes com doença incapacitante, naqueles com cateteres de demora e nos que recebem terapia endovenosa ou com antibióticos prolongada. Os pacientes que recebem medicamentos imunossupressores ou corticosteroides podem desenvolver endocardite por fungos.

 Manifestações clínicas

Em geral, o estabelecimento da endocardite infecciosa é insidioso. Os sinais e sintomas desenvolvem-se a partir do efeito tóxico da infecção, da destruição das válvulas cardíacas e da embolização dos fragmentos de crescimentos vegetativos no coração.

 Histórico e achados diagnósticos

As manifestações gerais, que podem ser confundidas com influenza, incluem queixas vagas de indisposição, anorexia, perda de peso, tosse, dor nas costas e nas articulações. A febre é intermitente e pode estar ausente nos pacientes que recebem antibióticos ou corticosteróides ou naqueles que são idosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com