TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrite Reumatoide

Trabalho Universitário: Artrite Reumatoide. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  789 Visualizações

A artrite reumatoide (AR) pode ser definida como uma doença inflamatória sistêmica, crônica e progressiva, com acometimento preferencial da membrana sinovial. A doença pode acarretar destruição óssea e cartilaginosa e, eventualmente, acometer outros sistemas.

Trata-se de condição de elevada morbidade e mortalidade, sendo a sobrevida das formas graves, poliarticulares, de 40% em 5 anos. A doença acarreta grande impacto para qualidade de vida do indivíduo acometido, ocasionando limitações nas atividades sociais, de lazer e profissionais, bem como para a sociedade como um todo, em função de seu considerável ônus sócio-econômico.

Estima-se que até 5% das pessoas possam apresentar a doença, sendo que sua frequência média é de 0,5 a 1% da população mundial. Todas as faixas etárias podem ser acometidas, mas a doença é mais prevalente nos pacientes entre a 4ª e 6ª décadas de vida, com nítido predomínio no sexo feminino (2,5 a 3 vezes em relação ao sexo masculino).

Houve, nos últimos anos, notável evolução nos conhecimentos da fisiopatogenia da doença, o que acarretou mudanças na forma de abordagem e na terapêutica da artrite reumatoide, com a utilização de novas classes de drogas. Apesar disso, o fator limitante à boa resposta terapêutica continua sendo o retardo no diagnóstico e na instituição do tratamento adequado. Cabe ao médico, diante de um paciente com artrite, saber conduzi-lo corretamente e encaminhá-lo ao reumatologista quando necessário, a fim de evitar a evolução para formas graves e incapacitantes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com