TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Aves Morfologia

Por:   •  23/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4



                                                      UNICSUL

                                                  Zoologia – Aves



Penas e suas composições: 

As penas são formações cutâneas que conferem às aves aspecto característico.
Trata-se de elementos de sustentação, separados em intervalos bem definidos. Dependendo das diversas áreas do corpo em que se localizam, as penas variam em forma e tamanho. Todas, porém, apresentam as mesmas particularidades. O tubo transparente da base denomina-se canhão ou cálamo, que se encaixa na pele e de onde se projeta um eixo ou raque, no qual se inserem numerosos filamentos ou barbas. O conjunto de barbas forma o chamado vexilo. Das barbas partem filamentos menores, ou bárbulas, que se encaixam entre si e proporcionam grande resistência à pena.










 Definições de um esqueleto aviano:























As aves podem ser classificadas de várias maneiras, usando critérios como hábitos alimentares, tipo de bico e de pé.
Atualmente, há entre 25 e 30 ordens de aves, contendo cerca de 148 famílias.  Podemos dividi-las em dois grupos:  as Ratitas que são aves que não podem voar e as Carinatas são a maioria das aves, elas possuem carena e podem voar.

Entre as ordens mais conhecidas podemos citar:
[pic 1][pic 2]

Passeriformes: Essa ordem inclui a maioria das aves conhecidas popularmente como passarinhos. Formam a maior ordem dentro da classe das aves. Atualmente caracterizam-se por terem asas curtas e arredondadas ou longas, pontudas, e cauda que varia de curta a muito longa e são aves de pequeno e médio porte com plumagem colorida. Apresentam três artelhados voltados para frente e um para trás. Essa disposição dos dedos é uma adaptação que permite a essas aves agarrar-se aos galhos das árvores. Em geral, as aves passeriformes cantam. Ex. Galo Campina, Sabiá, Tico-tico, Bem-te-vi, Sanhaço, Pintassilgo canário, Andorinha e Pardal.

Reiformes: Esta ordem é caracterizada pelo grande porte e pelas asas de tamanho reduzido. Não é capaz de voar. Possuem três dedos em cada pé e não apresentam a cauda. Geralmente vivem em bandos e apresentam grande agilidade para correr e suas asas servem como uma espécie de leme, ajudando a ave a equilibrar-se e a mudar de direção. Ex. Avestruz e Ema.

Ciconiformes: Essa ordem reúne aves com pernas longas, pescoço comprido e bico grande. Alimentam-se principalmente de peixes e de outros animais aquáticos. Ex. Jaburu ou Tuiuiú, Garça Branca e Cegonha.

Anseriformes: São aves aquáticas e semiaquáticas de tamanho médio. Suas narinas são perfuradas e o bico achatado. Pernas curtas e dedos unidos por uma membrana facilitando o deslocamento na água. Ex. Marreco, Cisne, Pato e Gansos.

Psitaciformes: Aves com plumagem muito colorida e bico muito curto, forte e recurvado na ponta. As penas são curtas, a cabeça é proporcionalmente grande e o pescoço é grosso, são chamadas “trepadoras” pela forma característica com que se movimentam sobre os galhos. Ex. Arara, Papagaio e Periquito.

Galiformes: Aves terrestres com bicos curvos e curtos e asas curtas e arredondadas. A maioria das aves dessa ordem é capaz de realizar apenas vôos rápidos e de curta distancias. Várias espécies são domesticáveis e utilizadas como alimento pelo homem. Ex. Galinha, Peru, Faisão e Pavão.

Columbiformes: Aves com o bico pequeno, pernas curtas, papo desenvolvido, asas longas, pontudas e fracas. Ex. Pomba, Rolinha e a Juriti.

Falconiformes: Aves com bico e garras muito fortes e visão muito desenvolvida. São predadores, pois atacam outros animais para matá-los e comê-los. São conhecidas como aves de rapina. Ex. Carcará, Águia, Gavião, Harpia e Falcão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (131 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com