TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aves

Artigos Científicos: Aves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 11

Biologia; Aves.

Características gerais:

O clado aves reúne quase 9 mil espécies, com tamanhos que variam de 6 cm de comprimento e 2 grs de massa corporal (Ex: Beija-flor) a mais de 2,5 mts de altura e 160kg de massa corporal (Ex: Avestruz).

São vertebrados amniotas, alantoidianos e homeotérmicos.

Assim como os mamíferos são animais endotérmicos.

São bípedes, pela transformação dos membros anteriores em asas, o que lhes permite (na maioria das vezes) voar. Apesar de algumas espécies terem perdido essa capacidade durante a sua evolução.

Os maxilares foram transformados em bicos e atualmente são desprovidos de dentes;

Adaptações que facilitam o vôo como os sacos aéreos nos pulmões, que se enchem de ar e se comunicam com os ossos pneumáticos, seu corpo é aerodinâmico, diminuindo a resistência do ar durante o voo. Além disso suas penas constituem um eficiente isolante termico

Olhos bem desenvolvidos, com percepção de cores e em alguns casos é composto por duas foveas centralis, o que lhes confere maior campo de visão. Além das pálpebras, há a membrana nictiante que corre cobrindo o olho no sentido horizontal;

Os sexos são separados com certo dimorfismo sexual.

As aves que não voam fazem parte do clado: Paleognathae.

Exemplos dessas aves são: (mostrar no slaide) As Emas sul-americanas, Emus e os casuares da Austrália e Nova Guiné e moas e quivis da Nova Zelândia.

Já as aves que possuem quilhas ou carena que são estruturas esqueléticas a qual se prendem os músculos peitorais estão no clado: Neognathae.

As aves neognatas, exceto os pinguins, são capazes de voar.

Estas estão nos grupos abaixo.

Anseriformes: Patos, marrecos, gansos, cisnes, etc.

Apodiformes: Andorinhões, beija-flor, etc.

Ciconiformes: Urubus, etc.

Columbiformes: pombas, rolas, etc.

Galliformes: galinhas domésticas, galinha d’angola, etc.

Piciformes: tucanos, pica-paus, etc.

Psittaciformes: araras, papagaios, periquitos, etc.

Strigformes: corujas, etc.

Tinamiformes: codornas, etc.

Curiosidade: Por que os pinguins não voam?

Porque, apesar de serem aves, pinguins têm asas adaptadas para nadar. Enquanto os pássaros possuem asas largas e com penas grandes, as dos pinguins têm penas pequenas e formato de nadadeiras. Elas são boas para ganhar velocidade ao pegar peixes e fugir de predadores.

Estrutura e fisiologia

Revestimento corporal, esqueleto e voo.

As aves têm o corpo protegido por penas que estão fixas na zona profunda da pele. Se formam no interior de folículos, de maneira similar aos mamíferos. As penas constituem uma boa protecção contra as variações da temperatura, ajudando a manter a temperatura do corpo constante, são bons isoladores térmicos. Nas aves voadoras, as penas facilitam o voo, porque resistem à passagem do ar. As penas das asas e da cauda intrevêm na orientação do voo. Nas aves aquáticas, as penas evitam a passagem da água até elas, pois estão cobertas por uma substância gordurosa de uma glândula localizada na parte superior da calda chamada de Glandula uropigiana que as torna impermeável. Servem também para camuflagem das aves dependendo de sua coloração e em alguns casos para acasalamento.

A pena consiste em um eixo central, a raque, do qual partem obliquamente filamentos denominados, barbados, que são o suporte de filamentos ainda mais finos, as bárbulas. Estas prendem-se umas as outras por meio de pequenos ganchos, formando uma superfície contínua que protege a pele e que, no caso das penas das assas, dá sustentação ao voo. Os pássaros passam boa parte de seu tempo alisando cuidadosamente as penas com o bico, procedimento que vai alinhado as bárbulas e reencaixando os ganchos entre elas.

Nas aves voadoras, o esqueleto é relativamente leve ( cerca de 5% da massa corporal) mas muito resistente. No conjunto ele forma uma espécie de gaiola bem firme, já que as cinturas escapular e pélvica e a coluna vertebral são soldadas, constituindo uma peça única, associada às costelas. O esterno, situado na cintura escapular, é um grande osso com uma carena ou quilha. Devido à sua forma de lâmina larga, serve como superfície de inserção da musculatura do vôo.

Nem todas as aves voam, certas espécies perderam essa capacidade no processo evolutivo em consequência de outras adaptações como: correr rápido no caso dos avestruzes e emas ou nadar no caso dos pinguins.

Curiosidade: As penas, consideradas como diagnóstico das aves atuais, estão presentes em outros grupos de dinossauros, entre eles o próprio Tyrannosaurus rex. Estudos apontam que a origem das penas se deu a partir de modificações das escamas dos répteis, tornando-se cada vez mais diferenciadas, complexas e, posteriormente, vieram a possibilitar os voos planado e batido.

Sistema digestório

Para começar a digestão é o conjunto de transformações, mecânicas e químicas, que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis.

Os alimentos digeridos por esses animais vertebrados varia de acordo com sua espécie.

Aves herbívora ,se alimentam de sementes , frutas ,néctar e etc. (como o periquito),enquanto as aves carnívoras (urubú-de-cabeça-preta )consomem outras aves pequenos, vertebrados e resto de animais. E há também as aves onívora (como o bem-te-vi) que possuem uma alimentação variada.

O sistema digestivo muda de acordo com a dieta alimentar de cada ave e isso tudo pelo fato das aves não possuírem dentes e essa mudança de alimentação muda a forma e o tamanho do bico córneo, pois o alimento passa pelo bico.

O sistema digestivo é completo, composto de boca, faringe, esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino, cloaca e órgãos anexos (fígado e pâncreas).

Os alimentos ao serem ingeridos passam pela faringe, pelo esôfago e vão para o papo, cuja função é armazenar e amolecer os alimentose e ao armazenar o alimento no papo ,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com