TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação De Aves

Exames: Criação De Aves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A avicultura é a criação de aves para produção de alimentos, em especial carne e ovos, entre as espécies criadas na avicultura destaca-se o frango. Em muito menor escala, também são criadas aves como perus patos, gansos, codornas e codornizes, e avestruzes.

A produção avícola brasileira passou por um processo de transformação nos últimos anos se destacando com uma avicultura competitiva no mercado.

As mudanças de hábitos alimentares de uma significativa parcela da população, notadamente de maior poder aquisitivo, vem ampliando a procura por alimentos cuja origem seja uma produção mais natural.

O potencial produtivo existe em mais de 80% das propriedades rurais, tem contribuindo para melhorar a alimentação das famílias e muitas vezes auxiliando como parte da renda na economia familiar.

O Agronegócio e a Avicultura no Brasil

No Brasil, a avicultura emprega mais de 3,6 milhões de pessoas, direta e indiretamente, e responde por quase 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O setor é representado por dezenas de milhares de produtores integrados, centenas de empresas beneficiadoras e dezenas de empresas exportadoras.

A importância social da avicultura no Brasil se verifica também pela presença maciça no interior do país, principalmente nos estados do Sul e Sudeste. Em muitas cidades a produção de frangos é a principal atividade econômica.

Nas exportações, o Brasil mantém, desde 2004, a posição de maior exportador mundial, tendo terminado 2011 com a marca de 3,9 milhões de toneladas embarcadas para mais de 150 países.

Com esse desempenho, a carne de frango brasileira aumentou ainda mais sua presença na mesa dos consumidores no Brasil e no mundo.

A sanidade é um dos grandes atributos do frango brasileiro. No Brasil o uso de hormônios é proibido na produção de aves e, além disso, toda a produção é submetida a um rigoroso controle de resíduos de medicamentos, o qual está dentro do Plano de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNRC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O sistema de integração implantado nos anos 1960 viabilizou a consolidação da produção em cadeia, harmonizando a atividade dos criadores com a dos abatedouros. Estima-se que 90% da avicultura industrial brasileira esteja sob o sistema integrado entre produtores e frigoríficos.

Aos produtores cabe criar as aves de acordo com as melhores práticas de produção e de acordo com as mais rígidas normas de bem-estar animal, biosseguridade e sanidade. Tais regras são monitoradas de perto pelas empresas integradoras, garantindo a rastreabilidade do produto da granja à mesa do consumidor.

A indústria brasileira de carne de aves está concentrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, longe do bioma amazônico – o mais rico e importante bioma – e os produtores adotam práticas para controlar o impacto de suas atividades ao meio ambiente.

O Brasil é signatário dos principais tratados sobre meio ambiente, como o Protocolo de Kyoto, e sua legislação ambiental é amplamente reconhecida como sendo uma das mais rigorosas do planeta.

A produção de carne de aves no Brasil se preocupa com o meio ambiente e as empresas do setor possuem seus próprios programas de controle ambiental, os quais estão sempre sob o olhar atento de importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com