TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquema do sistema digestório de uma ave

Resenha: Esquema do sistema digestório de uma ave. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 2

Esquema do sistema digestório de uma ave

As aves são animais vertebrados com uma dieta alimentar que varia de acordo com a espécie. Aves herbívoras se alimentam de sementes, frutas, néctar, etc., enquanto que asaves carnívoras consomem outras aves, pequenos vertebrados e restos de animais (carniça). Há ainda as aves onívoras, que possuem uma alimentação variada, assim como os seres humanos.

Por não possuírem dentes (fato decorrente de uma adaptação ao voo), as aves possuem um sistema digestório bem peculiar, que muda de acordo com a dieta alimentar do animal. Todas as espécies de aves ingerem o seu alimento pelo bico córneo, cuja forma e tamanho também irão variar de acordo com o tipo de alimentação da ave.

Na imagem podemos observar os diferentes tipos de bicos de algumas aves

No sistema digestório das aves há uma dilatação no esôfago chamada de papo, que serve para armazenar o alimento e também para umedecê-lo, tornando-o mais macio. Ao armazenar os alimentos no papo, a ave tem a oportunidade de digeri-lo em um local mais seguro.

Logo depois do papo, encontra-se um estômago dividido em duas partes, chamadas deproventrículo e moela. No proventrículo, também conhecido como estômago químico, o alimento é misturado a enzimas digestórias, sendo encaminhado para a moela, também conhecida como estômago mecânico, uma estrutura de paredes grossas e musculosas, onde o alimento que já está amolecido e misturado a enzimas digestórias será triturado. Muitas espécies de aves herbívoras engolem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração do alimento na moela. Essas pedrinhas ingeridas pelas aves são equivalentes aos dentes que elas perderam ao longo da evolução. É importante lembrar que as aves carnívoras possuem um papo pouco desenvolvido ou até mesmo ausente, enquanto sua moela é pouco musculosa.

O intestino delgado das aves assemelha-se muito ao dos mamíferos, sendo que nasaves herbívoras o intestino é muito maior do que nas aves carnívoras. O intestino grossodesses animais é curto e termina na cloaca, onde também são lançados os ductos do sistema excretor e reprodutor.

Algumas estruturas que também são encontradas nas aves são as glândulas salivares(que variam de número e localização, dependendo da espécie), pâncreas e fígado, que liberam suas secreções no duodeno do animal através de ductos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com