TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Endemias

Por:   •  6/4/2017  •  Artigo  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

ENDEMIAS

        Doenças que se localizam em alguma região é considerada Endemia, ou seja, ela só afeta determinada região. Ela vem causando diversos problemas a sociedade aos longos dos anos e quem mais sofre por causa da endemia é a população mais pobre, devido a condição de vida precária. Dentre as doenças mais importantes a serem observadas, podemos citar a Dengue, a Febre Amarela, assim como a Tuberculose.

Sobre a Dengue, é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti, infectado pelo vírus. No séc. XXI ela é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Ela pode se apresentar de quatro formas diferentes como Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Desse modo, a população tem que combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são os que os mosquitos mais se reproduzem.

Devemos lembrar que a Febre Amarela é uma doença infecciosa grave e é causada por vírus e transmitidas por vetores. Os primeiros sintomas da doença são febre alta, calafrios, cansaço, etc. Em alguns casos o índividuo que contrai o vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muitos fracos. Porém, existe a forma mais grave da doença que é meio difícil acontecer, que pode ocorrer insufiências hepática e renal, incterícia, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. Para não contrair o vírus é necessário combater o mosquito Aedes Aegypti que é o transmissor da doença e evitar sua reprodução. É gratuito em postos de saúde públicos a vacinação contra a Febre Amarela.

Importante ressaltar que a Tuberculose também é uma doença infecciosa, que afeta principalmente os pulmões, rins, órgãos genitais , intestino delgado, ossos, etc. A transmissão dessa doença é direta, ou seja, passa de pessoa para pessoa via gotículas de saliva infeccionada pelo vírus.Com isso, as pessoas  sistema imune menos resistente são mais fácies  de pegar essa doença. Sendo assim, o tratamento contra essa doença é realizado a base de antibióticos e também existem as vacinas aplicadas geralmente em recém-nascidos.

Contudo, fica notável que a questão da endemia não é uma tarefa fácil de ser combatida. Por isso, a população tem que ajudar a combater esses problemas juntos com a Coordenadoria de Saúde através dos métodos de prevenção dessas doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com