TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Controle das Endemias

Por:   •  9/6/2020  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo controle das endemias no Brasil e sua história

No início o controle das doenças infecciosas no Brasil era fundamentado na medicina dos humores. Antes da República a saúde pública brasileira estava repleta de medidas de intervenção ambiental.

No final do século XIX as atividades de controles de epidemias tiveram um grande avanço graças a chegada da microbiologia. A mais emblemática das ações de controle de endemias no país foi contra a Febre Amarela, no Rio de Janeiro.

Emilio Ribas tentando controlar a febre amarela nas cidades cafeeiras de SP, passou a empregar o controle do Aedes Aegypti como estratégia única. Com o sucesso obtido, a estratégia foi levada para outras cidades.

1899, a Peste Bubônica chegou ao país, causando epidemias em SP e no RJ, e serviu como gatilho para a resposta do governo em relação as epidemias e endemias no território brasileiro. Ela foi controlada, não causando grandes epidemias.

O final da 1ºGM colocou o Brasil nos planos da fundação Rockefeller, cujo seu interesse era a ancilostomíase. Sua participação teve peso considerável na formação do pensamento sanitário brasileiro. A parceria entre o Brasil e a fundação foi renovada graças ao retorno da febre amarela nas cidades e a presença do Anopheles gambiae no Rio Grande do Norte

A febre amarela volta para o território brasileiro quando as atividades de controle do Aedes Aegypti ficam em 2º plano, essa epidemia causada pela volta da doença, serviu de alerta as autoridades que perceberam que havia a necessidade de controle permanente.

Pós-guerra, a OMS empreendeu ações globais e regionais, visando o controle e erradicação das doenças. No Brasil, essas ações tiveram pleno desenvolvimento. Com o apoio da OMS e OPAS duas campanhas foram empreendidas, a 1º foi a de erradicação da malária (sucesso parcial) e a 2º contra o Aedes Aegypti (sucesso total)

O governo brasileiro pós-1964 coloca cada vez mais o controle e erradicação de epidemias em em 2º plano, e o centro das preocupações em saúde, passou a ser o oferecimento de atenção médico-hospitalar para a crescente população urbana.

A constituição de 1988 colocou como direito de qualquer cidadão e dever do Estado, o acesso a assistência médico-hospitalar

A campanha de erradicação da malária nos anos 50, foi um sucesso, e o crescimento da doença na Amazônia foi resultado da inexistência de projetos de controle, as estratégias foram criadas para uma parte do país e a Amazônia despovoada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com