TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandes Figuras do Behaviorismo

Seminário: As Grandes Figuras do Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

II. As Grandes Figuras do Behaviorismo

Na história do Behaviorismo, grandes nomes deixaram em suas obras novos pro-cessos contrapondo os conceitos Escola de Administração Científica.

O maior destaque deve ser dado a um representante ilustre da escola behaviorista, Herbert Simon que publicou dois importantes livros Comportamento Administrativo (1945) e Teoria das Organizações (1958), em co-autoria com James March. Simon além de criar grandes obras para a história do movimento behaviorista, foi o possível influenciador para Chester Barnard que também apresentou ao público o Compor-tamento Administrativo, Barnard igualmente a Simon se destaca com suas obras, onde apresenta as decisões como “centro” da administração, além de adotar um conceito inovador sobre o tema “ autoridade”.

Outros teóricos surgiram para incrementar a Escola Behaviorista, sendo eles não menos importantes que os anteriores, destacam-se os nomes : Rensis Likert, Chris Argyris e Douglas Mc Gregor. Estes tiveram um papel de extrema importância para o movimento, desmistificando as áreas como motivação, tensão,as necessidades indi-viduais e as necessidades das organizações.

Rensis Likert, quebra um dos paradigmas da teoria da Administração Científica, a amplitude de controle. E foi através de uma pesquisa que ele descobriu que se a hierarquia da organização for rígida e fechada, os funcionários tenderão a “ bajular” os chefes ao invés de se preocuparem com a iniciativa e o desenvolvimento de suas habilidades.

Muito importante para o desenvolvimento do behaviorismo foi também as teorias X e Y de Mc Gregor, onde segundo ele, teoria X caracteriza os conceitos da Escola de Administração Científica, enquadrando o homem num ser que é preguiçoso e evitam responsabilidades. Já na teoria Y quatro linhas são expostas como gerais: Na primeira ele responsabiliza a administração pela organização do dinheiro, equipamentos e pessoas, para que assim os objetivos econômicos possam ser atingidos. Em segundo lugar, para Mc Gregor não é característica natural do homem não ser preguiçoso e irresponsável dentro da organização, o homem se torna assim por experiências anteriores. No terceiro conceito ele diz que é através da administração behaviorista que o funcionário ao ser motivado pela administração, consegue desenvolver suas habilidades e capacidades, que já estão presentes no próprio e só precisam disso para serem expostas. Em sua ultima classificação das linhas gerais da teoria Y , ele expõe que, o objetivo da administração é criar métodos e condições para que as pessoas consigam, alcançar da melhor forma possível, não só os seu crescimento, mas também o crescimento de toda organização.

Na visão behaviorista a organização é um planejamento de trabalho coletivo, onde cada colaborador sabe a meta a alcançar e tem suas tarefas e deveres definidos. É colocar em ordem para que os outros trabalhem juntos com uma determinada finali-dade.

Os lideres precisam saber o que lava os colaboradores terem a disposição de coo-perar dentro da organização, sabendo que isso sempre ocorre se existir recompen-sas voltadas para seus interesses pessoais.

Para um dos behavioristas a compreensão da organização como esse sistema coo-perativo exige além do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com