TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Respostas Exercícios Visão Holística

Por:   •  18/9/2020  •  Exam  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas Exercícios Visão Holistica (Ex 1)

Questão 1: Como avaliar estas alterações nos compartimentos dos ecossistemas de modo a obter um bom diagnóstico da situação visando a sua recuperação?. Notem que a fonte de poluição é a indústria.  

- Efeito em vários compartimentos do ecossistema: Solo (lixiviação ácida, deflorestação devido a acidez, acidez na água e desaparecimento da vida aquática.

Resp: Partindo de que a fonte de poluição é a indústria, para este diagnóstico robusto será necessário conhecer quais as fontes de poluição, ou seja sua composição e quantidade ( se por exemplo a indústria emite estes poluentes todos os dias e por quanto tempo. Existe a necessidade então de se conhecer quais poluentes e suas respectivas vazões e também se existe algum sistema de tratamento ou de remoção destes poluentes. Se sim, porque não está funcionando.

Outra informação é a localização desta indústria e se os ventos favorecem ou não a dispersão. É interessante saber, por meio de modelos matemáticos, o tamanho desta pluma de dispersão em várias épocas do ano. Principalmente se esta for nos Trópicos ou Subtrópicos, nas épocas chuvosas e secas, caso a indústria trabalhe e consequentemente produz estes poluentes durante todo o ano, ou se em função da matéria prima, funciona somente num período do ano.  

-Efeitos nos ecossistemas: Florestas ou vegetação: Existem diferenças visuais, entre a vegetação que recebe esta poluição atmosférica comparada com algum fragmento que não recebe?. Por exemplo: as folhas das árvores estão amareladas, ou mesmo sem folhas. Existe algum organismo vivo (pássaros, pequenos mamíferos etc nas duas áreas?)

No solo destes fragmentos florestais, qual o valor do pH (na área em que sofreu a deposição ácida comparado a outra área em que não recebeu esta deposição.

Efeitos no ambiente aquático: alguns parâmetros de qualidade de água por exemplo o pH, em lagos supostamente afetados pela deposição ácida, e outro lago sem esta deposição?. Qual a biodiversidade presente em ambos os tipos de lagos?. Por exemplo: comunidade de peixes, ou de aves aquáticas.

OBS: Percebem que será necessária uma abordagem abrangente, utilizando a Bacia Hidrográfica como unidade de estudo.

Questão 2: Quais seriam as principais informações dos ecossistemas (aquático e terrestre) que necessitam ser obtidas de modo a obter um bom diagnóstico ambiental do Trecho desde o Rompimento da Barragem até a cidade de João Molevarde (MG).

OBS: se acharem pertinentes enumere também os problemas sociais.  

Resp: Rios atingidos pela Lama: Rio Gualaxo do Norte, depois se une ao Rio Piracicaba e depois se unem ao Rio Doce.

Área não atingida pela Lama, e que servirá de área Controle: Rio do Carmo e Rio Piranga, antes da confluência com o rio Paracatu de Baixo.(Cidade de Santa Cruz do Escalvado)

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Dados a serem obtidos área atingida pela Lama: Composição da Lama, Vazão e extensão da área atingida pela Lama. Vazão dos rios em todo o trecho. Possível biodiversidade nos rios deste trecho, bem como a composição da mata Ciliar (Aspectos visuais, e possível inventário).

Parâmetros de qualidade de água: pH, Turdidez, Temperatura e Oxigênio Dissolvido e se houver metais na Lama, deverá também ser quantificado na água.

Dados na área Controle:

- Biodiversidade aquática (se possível com vários níveis tróficos: Fito plâncton, zooplâncton e peixes), Composição do sedimento destes rios (Granulometria (Se é um sedimento argiloso, arenoso, pedregoso) e inventário da composição da Mata Ciliar, bem como da área de mata ao redor de todo estes rios. Composição de toda a Fauna (aves, pequeno mamíferos, ou mesmo a fauna do solo, visando avaliar o processo de decomposição (este inventário servirá para ações de recuperação, na área afetada se possível, dependendo da intensidade do dano, pois se a quantidade de lama for muito grande, ficará muito difícil recupera, a não ser que se retire toda esta lama e transfira para Lagoas de Contenção, ou outra solução geotécnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com