TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Zoonoses Emergentes

Por:   •  8/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

Zoonoses Emergentes

Aluna: Lorrayne Martins de Almeida

Dentro do universo das doenças infecciosas, no que se refere ao sistema saúde-doença é um complexo resultado de interações entre parâmetros relacionados aos agentes, hospedeiro e meio ambiente, sendo determinado fortemente por ações e atividades humanas. Logo, os aspectos comportamentais das doenças e o reflexo na saúde humana e animal deve ser compreendido como um resultado de relações de produção e sociais num determinado período e região.

A tecnologia e as mudanças na sociedade com grande influência humana sobre o ambiente tem elevado o surgimento de novas doenças e o ressurgimento daquelas já controladas. Doença emergente tem uma ampla definição, geralmente engloba um dos três momento conforme Brown (2004):

  • Um agente conhecido infeccioso infecta diversas espécies que até um determinado momento não eram afetadas por ele;
  • Agente já conhecido surge em nova área geográfica;
  • Um agente não conhecido é constatado pela primeira vez num determinado local.

As zoonoses emergentes e ou reemergentes podem ser classificadas segundo algumas características como o reconhecimento ou desenvolvimento recente, prévia ocorrência com elevação no nível de incidência e prevalência, expansão pela doença em uma nova região geográfica, ou troca de hospedeiro e ou vetores (BENGIS et al., 2004). A seguir é apresentado algumas zoonoses emergentes.

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA (SARS)

A SARS ou síndrome respiratória aguda foi a primeira zoonose infecto-contagiosa e mais grave a emergir no século XXI. Tal doença surgiu entre 2002 e 2003, no sudoeste da Ásia, sendo de evolução aguda, grave e eventualmente provocando uma síndrome do sistema respiratório onde surgiu seu nome (BEGINS et al., 2004; OMS, 2006). É provocada pelo coronavírus, transmissível por roedores e gatos domésticos. Em aves e suínos é responsável por gerar distúrbios respiratórios e entéricos, causando óbtio em jovens animais (SAIF, 2004).

Nos humanos os sintomas são febre, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade para respirar, podendo ser fatal. Não há tratamentos apenas cuidados médicos e paliativos para os sintomas. No Brasil até 2007, apenas um caso da doença foi relatado. Seu diagnóstico é feito a partir de sorologia e PCR.

INFLUENZA AVIÁRIA

A influenza aviária ou gripe do frango é uma doença viral altamente contagiosa, todavia acomete diversas espécies de aves, provocada pelo vírus da influenza tipo A, divididos em 2 grupos segundo sua patogenicidade. Os vírus altamente patogênicos, se espalham rapidamente, causando a forma grave, com taxa de 100% de mortalidade dentro de 48 horas, já os de baixa patogenicidade não apresentam sintomas e não são detectáveis em várias espécies de aves (OIE, 2007).

A influenza tipo A é uma doença zoonóticas que possui glicoproteínas e seus genes podem sofrer mutação, ocasionado o aparecimento de uma nova forma de infecção respiratório, seja em humanos ou animais. As cepas que podem ser transmitidas das aves aos humanos são H5N1, H9N2 e H7N7 (VILLAMIL, 2005; BRETANO, 2006). As aves aquáticas silvestres são seus reservatórios naturais, e não apresentam sinais da doença como gansos, patos, marrecos. Aves domésticas como galinhas e pintos são portadores da doença também. Locais de grande aglomeração, comercialização e movimentação podem disseminar a doença (MACEDO, 2006).

A transmissão da doença se dá por via orofecal e o vírus se multiplica na mucosa intestinal. Em humanos a infecção dá por contato íntimo com aves em ambientes com baixa higiene. A transmissão humano a humano do H5N1 não é confirmado, mas há uma preocupação que esta cepa se adapte ao homem, por meio de mutações capazes de gerar pandemia. O vírus já foi observado em gatos, leopardos, tigres e no homem (PAVEZ e DÍAZ, 2005).

As aves migratórias são outra preocupação com a expansão da doença, sendo necessário um forte controle sobre estas aves. Trabalhadores que trabalham com aves devem ficar sob observação e encaminhados a médicos assim que os sintomas forem detectados (MACEDO,2006). Os sintomas começam dentro de 2 a 8 dias, semelhantes aos da gripe comum. Tosse, febre, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça e falta de ar podem ocorrer. Possui alta taxa de mortalidade humana, o diagnóstico é por testes laboratoriais e imagem. Não há tratamento eficaz, apenas antivirais para ajudar na recuperação do paciente.

HANTAVIROSE

As hantaviroses são provocas por um vírus da família Burnyviridae, com 26 sorotipos. Possui como reservatório e principal transmissor da doença para o homem, os roedores, onde o vírus estabelece uma infecção persistente e sem sintomas (WILLIAMS et al., 2002). Condições climáticas, mudanças de habitat e alimento são fatores que impactam na persistência do vírus e sua transmissão na população de roedores (ENRIA e LEVIS, 2004).

Os sorotipos são encontrados no Brasil, o Seoul transmitido pela ratazana; o araraquara transmitido pelo rato peludo com grande ocorrência no sudeste do país, o Juquitiba transmitido pelo rato de taquara (ENRIA e LEVIS,2004). Além dos sorotipos Castelo dos Sonhos, Anajatuba, Laguna Negra, Rio Mearim, Rio Mamoré e Jaborá.

O diagnóstico se dá com o ELISA IgM e IgG, a imunofluorescência indireta, neutralização, hemaglutinação passiva, western-blot, PCR e coloração imuno-histoquímica. Não há tratamento. Os sintomas mais frequentes são febre, calafrios e mialgia. São comuns também a cefaleia, náuseas, vômitos e dor abdominal. Diarreia, mal estar e tonturas são referidos por aproximadamente metade dos pacientes, com relatos também de artralgia, dor nas costas.

RAIVA

A raiva tem como característica uma meningoencefalite, por conta da infecção do sistema nervosocentral pelo lyssa vírus, da família Rhabidoviridae. É transmitido para o homem através do cão e felino por mordida, lambidas, mucosas; morcegos, dentre outros (SCHNEIDER et al., 2005). Campanhas de vacinação em canino e felinos tem reduzido a infecção pela doença no Brasil. É vírus mortal, os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia, alucinações, baba, convulsões, pupila dilatada, morte cerebral e confusão mental. Não há tratamento para a doença. A confirmação laboratorial da doença pode ser realizada pelo método de imunofluorescência direta, em impressão de córnea, raspado de mucosa lingual ou por biópsia de pele da região cervical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com