TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicos Emergentes Em Seguranca Publica 2

Casos: Topicos Emergentes Em Seguranca Publica 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Disciplina: Tópicos Emergentes em Segurança Pública II

Curso: Tecnólogo em Segurança Pública

Professor: José Carlos Noronha de Oliveira

Nome do aluno: Van dame

Data: 22/08/2013

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

O Brasil será sede de competições esportivas mundiais, como as Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol e outras atividades culturais e de defesa do meio ambiente, nas quais serão reunidos personagens de alto nível de diversas nações.

Diante desse cenário, as autoridades ligadas à Segurança Pública e da Defesa têm se organizado com o objetivo de oferecerem resistência contra possíveis ataques terroristas em solo brasileiro.

Mediante pesquisa aos sites relacionados ou outros que você julgar necessário, conhecimentos adquiridos no livro texto e pontos de vista próprios desde que defensáveis, responda de forma clara, objetiva e coerente os seguintes questionamentos:

1. Além do treinamento específico para ações táticas e operacionais por parte dos efetivos na utilização de equipamentos e armamentos especiais, cite e justifique, considerando a ação conjunta com as Forças de Defesa, que importante medida estratégica (de grande alcance no tempo e no espaço), deverá ser adotada para a prevenção desses possíveis atos terroristas. (2,5 pontos)

Resposta:

Nos últimos anos o Brasil tem sediado eventos de vulto, tanto esportivos quanto religiosos e ambientais. Diante desse foco, os olhos da mídia têm se voltado para o nosso país, sendo assim há alguns anos o país já vem se preparando não só em termos estruturais para receber os turistas, mas também na questão da defesa estratégica do país, das autoridades participantes e de seus visitantes, contra possíveis ameaças terroristas. Sendo assim, o trabalho conjunto das Forças Armadas e das Forças de Segurança Pública são de primordial valia ao expurgo de ameaças terroristas contra o país e a população. Prova disso são os comandos integrados (centros de comando e controle), em cada uma das sedes da Copa do Mundo 2014, que possibilitará que esses centros funcionem interligados aos centros de comando que serão mantidos pelos órgãos de segurança pública e àqueles coordenados e mantidos pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

O General-de-Exército José Carlos de Nardi, que concedeu uma entrevista a Diálogo em Brasília, no final de janeiro de 2013, não entrou em detalhes sobre o assunto de uma força-tarefa conjunta antiterrorismo, por motivos de segurança e estratégia, mas afirmou que os militares receberam treinamento adequado e que o país dispõe de forças especiais muito bem preparadas, na prevenção ao terrorismo e de resposta em situações de contraterrorismo, segundo afirma o General de Exército De Nardi.

Fonte:

Disponível em: < http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/11562/Sucesso-Dos-Mega-Eventos-No-Brasil-Depende-Da-Interoperabilidade-Entre-Todas-As-Forcas-Envolvidas/> Acessado em: 20 Ago. 2013

2. No caso específico e imaginário da realização de ato terrorista em solo brasileiro, aquele que irá conduzir a fase final do ato, o que se auto-destruirá por um ideal ou devido a transtornos emocionais/mentais deve ser selecionado entre aqueles que tenham a aparência física e de costumes iguais ou semelhantes aos dos nacionais-alvo.

Que outro requisito você relacionaria como importante a ser providenciado pela organização terrorista para o desgraçado ator? (2,5 pontos)

Resposta:

Fatores que influenciam positivamente o terrorismo, são os recrutamentos de detentores de algum desvio de personalidade, psicopatas e até mesmo mercenários, esses vendem seu empenho sem comprometer a própria vida. Um recrutamento bem elaborado também trabalha com elementos cujo passado teve familiares comprometidos com a causa do grupo, isso ajuda e muito as organizações terroristas no empenho de seu papel final, tirar a vida de quem quer que seja para defender uma causa que acredita ser correta.

3. Ultimamente tem-se verificado a exaltação popular em atos de passeatas clamando por direitos individuais e coletivos, melhor condução da administração pública e outros, exercendo a liberdade de expressão, legítima no Estado Democrático de Direito.

Infelizmente, em meio a essas manifestações pacíficas tem-se registrado atos de depredação do bem público e particular.

Você entende que, nesse cenário, as depredações constituem-se em atos terroristas? Justifique. (2,5 pontos)

Resposta:

Não,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com